Vista como a realização de um sonho, obra do acesso Norte deve iniciar hoje

“Eu imaginava que seria asfaltada. Sempre dizia para os meus netos que um dia eu iria ver, só não sabia quando e agora estou com fé que sai. Estou contente e se Deus quiser vai dar tudo certo”. A fala simples do seu Amadeu Paulino Pereira, 83, que mora em Barbacena há uns “cinquenta e poucos anos”, como ele mesmo conta, resume a emoção dos habitantes do bairro.

Acostumados a conviverem com a estrada de chão batido e com a lama sujando sapatos ou as rodas do carro em dia de chuva, isso quando dá para caminhar pela via, eles agora podem comemorar. “É a realização de um sonho”, simplifica o presidente da associação de moradores, Oscar Vicente. Após vários anos de espera e muitas promessas, o acesso Norte, uma das obras mais aguardadas da mobilidade urbana de Laguna começa a sair do papel nesta terça-feira, 18.

Com valor de R$ 6.299.850,70, a obra vai ser executada pela empreiteira Qualidade Construções, de Palhoça. Desde segunda-feira, os funcionários estão montando o canteiro – que vai ficar em frente à igreja São Judas Tadeu – e colocando as marcações de terreno. A informação de que a obra inicia um dia após a assinatura da ordem  foi anunciada pelo engenheiro Edson Rodrigues, em entrevista ao Portal Agora Laguna.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

“Já fizemos o reconhecimento da área. Agora, estamos mobilizados para dar início mesmo, e vamos começar com a marcação da topografia, pois não tem como fazer sem que haja as marcações. Se conseguirmos uma boa frente, podemos já iniciar a parte de escavações nesta terça”, detalha Rodrigues.

O projeto do acesso Norte tem 5,3 quilômetros de extensão. O asfalto vai começar na avenida João Marronzinho (Laguna Internacional), segue pela rua Arno João Jerônimo, corta o bairro Barbacena e se conecta à BR-101. A planta do acesso foi elaborada pelo governo estadual e foi cedida à prefeitura em maio de 2019.

Poeira no acesso Norte deve ficar no passado – Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A ideia de se pavimentar um segundo acesso à cidade de Laguna foi lançada ainda na gestão do ex-prefeito Célio Antônio (2005-2012) e ressurgiu no governo de Everaldo dos Santos (2013-2016), mas à época a prefeitura deu prioridade às alterações na avenida João Marronzinho.

Na campanha eleitoral de 2016, o ex-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (MDB), recuperou a ideia e prometeu que faria a obra assim que assumisse a gestão do Executivo. “O projeto ficou pronto no segundo semestre de 2018 e eticamente deixei para o governador Carlos Moisés (PSL) lançar, mas ele não fez”, explicou Moreira, logo após o fim da cerimônia.

Na metade de 2019, a prefeitura conseguiu aprovação para financiamento pela Câmara de Laguna, para poder executar a obra por conta própria. “Muita gente não acreditava nesse projeto que a gente vinha perseguindo desde 2015 e são coisas que a gente gostaria que já estivesse pronto, mas tivemos amarrações de ordens técnicas e jurídicas, que tivemos de transpor. E conseguimos”, comemora o prefeito Mauro Candemil (MDB).

Ainda de acordo com Rodrigues, a ideia é que a obra seja entregue dentro do prazo estipulado de cinco meses. A obra tem financiamento do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE).

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next