Vídeo: Hoje é dia de boi de mamão na Ponta da Barra

Foto: Alícia Marques/Colaboração/Agora Laguna

As ruas da Ponta da Barra vão ser invadidas na noite desta sexta-feira, 21, pela ‘bicharada’. É a tradição do boi de mamão, uma das mais antigas manifestações culturais de origem açoriana que os moradores da comunidade, localizada na região da ilha, mantém com muito carinho.

São cerca de 30 integrantes que dão vida aos personagens tradicionais da folia do boi de mamão. O evento é um programa familiar gratuito e é aberto ao público. A concentração inicia às 19h30, no entorno do bar do Jonas e a partir das 20h, o grupo sai pelas ruas em direção ao bote, que faz a travessia no canal.

A tradição começou a ser revivida há alguns anos e para a manutenção da ‘bicharada’, a organização do boi de mamão confeccionou camisetas que podem ser adquiridas através do telefone (48) 99615-1210.

Boi de mamão

Com possíveis origens no Bumba-meu-boi, do Nordeste, o folguedo é uma tradição que tem registros históricos em Santa Catarina que datam do século XIX. Também já foi chamado de boi-de-pano, mas com a pressa de fazer a cabeça do animal, foi usado um mamão verde, e quando foi apresentado recebeu o nome de boi de mamão. Isso originou o nome, mantido até hoje, onde se vêem bois com cabeça de todos os tipos até mesmo de boi, menos de mamão.

Notícias relacionadas