Previous
Next

Vazamento de amônia intoxica pessoas no bairro Progresso

Duas pessoas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna, com sinais de intoxicação por amônia, na noite desta terça-feira, 18. O gás, muito utilizado em frigoríficos, vazou durante uma manobra de despressurização feita em um equipamento de uma empresa de pescados, no bairro Progresso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), as vítimas, um homem de 39 anos e uma mulher de 24 anos, estavam conscientes e orientados e eram funcionários de um posto de combustíveis, que fica perto do local em que vazou o gás. A ocorrência foi por volta de 20h30.

A área foi isolada por policiais militares e pela Defesa Civil. O vazamento obrigou o bloqueio de parte do trânsito na avenida Calistrato Muller Salles. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA-SC) e do Conselho Regional de Química (CRQ) foram chamados para averiguar a situação.

Amônia

O gás amônia é uma substância química (NH3) e tem como uma de suas principais propriedades físico-químicas um elevado calor de vaporização, que garante alta eficiência energética, sendo usado na refrigeração em frigoríficos.

O gás tem odor corrosivo e é prejudicial às vias respiratórias, ocular, nasal, e pode causar dor, irritação ou, num caso mais grave, levar a pessoa à óbito por asfixia química.


Atualizado às 9h, de 19/02/2020

Notícias relacionadas