#SóAcho: Clima diferente nos discursos da política aqui e na capital

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

DEMOROU, MAS ABRIU SUAS PORTAS: assim foi a entrega de restauro da obra do Mercado Público Municipal. Ficou aquele gostinho de quero mais, principalmente pelos boxes fechados ainda aguardando o edital de concessão. Um processo que vem passando de um ano para o outro – 2019… 2020… – cuja promessa atual é que será em fevereiro. Agora no final do mês. Será?

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ACOMPANHEI O XAVANTE no Centro Histórico, a convite da diretoria, registrando alguns momentos que marcaram a abertura dos desfiles do pré-carnaval 2020. ”Sou Xavante, sou guerreiro! Okê Arô, dá licença, a minha tribo chegou”, é o samba desse ano. Agradeço a lembrança e o carinho com que a escola me recebeu.

CASA DO POVO INFORMATIZADA: Oficialmente os trabalhos iniciaram com a primeira sessão ordinária de 2020. A novidade é que agora todo o trabalho e andamento das sessões foram informatizados. Votação de projetos, requerimentos e moções, além da chamada, serão de forma digital. Cada vereador terá um computador no plenário, por onde poderá acompanhar todos os projetos, votar e fazer inscrição no grande expediente, protocolar projetos e fazer requerimentos. Por outro lado, a população poderá ver o resultado de cada votação no exato momento em que acontecem, sabendo o voto dos parlamentares.

FALTA DIÁLOGO entre o prefeito e a maioria dos vereadores de nossa cidade. Isso foi percebido por muitos após a sessão, que abriu o último ano da atual legislatura. Muitos questionamentos poderiam ser feitos cara a cara se o clima fosse de harmonia entre os representantes da casa Legislativa e o prefeito Mauro (MDB). Se a intenção era levar o chefe do Poder Executivo para dar boas-vindas aos nobres vereadores, acho que não foi o que ocorreu. Se o prefeito não tivesse compromisso agendado, certamente iríamos acompanhar uma verdadeira sabatina. Minha opinião.

Foto: Sidnei Silva/Câmara de Laguna/Divulgação

NO TEMPO DO PINÓQUIO: Seu nariz de madeira sempre crescia quando ele falava uma mentira, era o que eu escutava na infância. Nos dias de hoje, têm muitos que o nariz não chega a crescer, porém as mentiras se mostram aos demais até pelo palpitar dos corações, pelos desvios dos olhares e pela tremenda cara de pau querendo ser o pai da criança.

PERCEBI QUE tem assessor se contentando somente com o salário que recebe do gabinete. Acho que deve ter recebido um cartão ‘verde e amarelo’ por tudo que andou falando após a eleição. Anda quieto, de crista baixa, sem chamar mais a atenção. Onde chega, nem fala mais sua frase: ‘Estou representando o deputado’. É aquele velho ditado popular: “boca fechada não entra mosca”, e complemento dizendo, não sai tanta besteira.

Divulgação/Gabinete Felipe Estevão

POLÍTICAS & POLÍTICOS: Em matéria publicada no blog do Cláudio Prisco Paraiso, o jornalista diz que o deputado Felipe Estevão, filiado ao mesmo partido (PSL) do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, estreou na tribuna da Assembleia Legislativa em 2020 com uma nova postura. Segundo Prisco, de oposição firme ao governador catarinense e seu governo. Para o parlamentar, depois de pouco mais de um ano, a gestão técnica prometida e alardeada pelo governador transformou-se, na verdade, em uma “equipe amadora”. Acho que começou cedo a cuspir no prato que comeu, porém, #sóacho.

CONTRA FOTOS não há argumentos. Tem discussões importantes acontecendo e uns e outros nem aí para o assunto. Suas preocupações são para estampar suas caras no momento da foto, como sempre nas funções comissionadas para atuarem como papagaio de pirata.

PROVISORIAMENTE teve início as atividades escolares no Colégio Militar Feliciano Nunes Pires. Nesse primeiro momento os alunos irão se adaptar com a rotina militar do colégio. As aulas efetivas iniciam no dia 10 com a aula magna no Cine Teatro Mussi, com palestra do jornalista e escritor Luiz Carlos Prates.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

CARNAVAL DO SENADINHO: Contagem regressiva para a maior festa da cidade, o Carnaval. E ela começa com o Bloco Senadinho no dia 19 de fevereiro, uma quarta-feira. O bloco abre oficialmente os festejos em Laguna na avenida Senador Gallotti, que terá como apresentação principal a banda lagunense Juízo, que promete agitar os foliões em cima do trio Treme Terra. Eles serão acompanhados da Bandinha do Miró e o Grupo Tentação. “Vamos mais uma vez promover uma grande festa e contamos com todos os foliões lagunenses e da região”, resume Kléber Roberto Lopes, empresário e organizador do Senadinho.

NO BAIRRO NAVEGANTES, mais um lixão vem se formando na rua José Calazans. Basta um morador jogar um sofá que já vem outro com um colchão, um armário e por aí em diante. Os terrenos por lei municipal teriam que estar calçados e murados. Quando a prefeitura limpa deveria notificar e cobrar o proprietário como manda a lei, mas nunca escutei que essa prática rendesse um real aos cofres municipais. Se teve, nada foi divulgado. A culpa? Parte é da prefeitura e parte é dos moradores que colaboram colocando entulhos nesses locais. Infelizmente nossa cidade vem ganhando destaque por essa prática, de amontoar lixos.

FALECEU AOS 79 ANOS, IBRAHIM SÉRGIO BACHA. Ele teve uma vida inteira dedicada a fotografia na cidade juliana. Do jeito que aprendeu com seu pai, ainda muito jovem, transferiu aos seus filhos o gosto pela arte e ofício. Foi nessa profissão que durante mais de 50 anos registrou os melhores momentos de Laguna, podia-se dizer que foi também o fotógrafo de muitas famílias lagunenses, pois através da arte de fotografar registrou eternamente a vida de seus integrantes. Desde nascimento, primeira comunhão, crisma aniversários, 15 anos, casamentos, e novamente o registro dos filhos dessa nova união. Suas fotos nas tradicionais cadeirinhas do Bacha, possui inclusive um site criado por particulares. Deixa como principal legado a seus familiares a importância do trabalho, do compromisso com a arte e seus clientes. Bacha segue agora para uma nova tarefa junto aos familiares e amigos na morada eterna. Deixa seu exemplo, boa parte da cidade juliana registrada na história de suas imagens. #descanseempaz.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Editoria de Arte

ELVIS PALMA, 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next