Quarta de Cinzas deve ter ventos fortes no litoral, alerta Marinha

O mar ficará agitado em boa parte do litoral catarinense, a partir de Laguna. É o que indica um alerta do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitido nesta terça-feira, 25, e que vale também para a faixa litorânea do Paraná e de São Paulo.

Segundo o CHM, uma frente fria deve provocar ventos de até 74 quilômetros por hora. Ventos de direção Sudoeste a Sul atingem o litoral com mais intensidade entre Laguna e Santos (SP).

A Marinha recomenda aos navegantes, que consultem os boletins com os detalhes das condições do tempo e nestas condições evitem sair ao mar com suas embarcações. As informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook.

Quem também emitiu um alerta para o clima em Santa Catarina foi a Defesa Civil. De acordo com o órgão entre terça e quarta-feira, a chuva ganhará força nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avança para as demais áreas do estado entre a manhã e início da tarde, acompanhada de raios, com risco de vendaval e queda de granizo.

A previsão da Defesa Civil indica, ainda, pancadas de chuva forte em um curto intervalo de tempo podem ocasionar alagamentos pontuais e eventuais enxurradas e deslizamentos. A precipitação ocorre de forma mal distribuída e muitas áreas podem passar sem ocorrência dos temporais.

Previsão do tempo para Laguna

Quarta: mínima de 12ºC e máxima de 24ºC – Pancada de chuva isolada.
Quinta: mínima de 12ºC e máxima de 23ºC – Ensolarado.
Sexta: mínima de 14ºC e máxima de 27ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Quarta-feira (26/02):                                      
Tempo: encoberto com chuva e risco de temporais localizados em SC, na madrugada e manhã. No decorrer do dia, o tempo melhora gradativamente a partir do oeste. No Litoral Norte, região de Joinville, permanece com chuva em todo o período.
Temperatura: em declínio no fim do dia.
Vento: sul, fraco a moderado com rajadas mias intensas, especialmente no litoral.
Sistema: deslocamento da frente fria em SC, seguida do avanço de uma alta pressão (massa de ar mais seco e frio).

Quinta-feira (27/02):                                      
Tempo: sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: em declínio na madrugada. Nas áreas altas do Planalto Sul, mínima próxima de 2°C com geada fraca ao amanhecer, devido à atuação da massa de ar mais frio.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado. No Litoral, rajadas mais intensas na madrugada e manhã.

Sexta-feira (28/02):                                        
Tempo: sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco.

Sábado (29/02):                                             
Tempo: no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, sol e poucas nuvens. Nas demais regiões, sol com chuva a partir da tarde, com a passagem rápida de uma frente fria no litoral.
Temperatura: em declínio no fim do dia.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.