Ex-vereador e secretário municipal Aderbal Moreira morre aos 66 anos

Morreu entre a madrugada de sábado e domingo, 23, o ex-vereador do PSDB de Laguna e atual secretário de Assistência Social e Habitação de Laguna, Aderbal Moreira Cardoso, aos 66 anos.

A causa da morte não foi divulgada, mas segundo informações, o político estaria internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de um hospital em Tubarão, após ter sofrido uma parada cardíaca. Cardoso era dono de um bordão: “Garotinho”, que usava sempre para cumprimentar as pessoas com quem conversava.

O velório acontece desde 9h, na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Bananal, e o enterro ocorre às 17h, no cemitério de Laranjeiras, em Pescaria Brava.

Trajetória

Líder comunitário de Bananal, na região do Distrito de Ribeirão Pequeno, Cardoso foi eleito vereador de Laguna, em 1996, pelo antigo PPB. Nas eleições de 2000 (pelo PPB) e 2008 (pelo PSDB) não conseguiu se eleger. Como suplente ocupou a cadeira no Legislativo por algumas oportunidades. Recentemente foi candidato a vice-prefeito pelo partido tucano na chapa de Antônio Honorato, em Pescaria Brava, no ano de 2016, não sendo eleito.

Paralelo à Câmara, nos governos de Célio Antônio (2005-2012) e Everaldo dos Santos (2013-2015) ocupou a função de secretário de Pesca e Aquicultura. Na cidade vizinha de Pescaria Brava, na gestão de Antônio Honorato, comandou a pasta de Obras da cidade vizinha entre 2015 e 2016. Também ocupou funções na Gerência de Assistência Social, Habitação e Trabalho na extinta Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Laguna.

O ex-vereador assumiu em 8 de janeiro deste ano, a função de secretário de Assistência Social e Habitação, na gestão de Mauro Candemil. Em uma conversa rápida com o Portal Agora Laguna, na época de sua nomeação, Cardoso falou que se sentia honrado em estar na pasta, pois, em sua visão, um dos pontos altos de sua trajetória política foi a de entregar casas populares quando foi gerente na ADR e isso o motivava muito.

Por alguns anos foi colaborador do programa Cidadania, com o saudoso João Manoel Vicente, e do Jornal da Difusora, com Sousa Junior, na Rádio Difusora de Laguna, quando a emissora ainda transmitia na faixa AM.