Natural de Ubá, Minas Gerais, veio para Laguna no dia 19 de fevereiro de 1931, para trabalhar no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, aos 23 anos. Cursou medicina na Faculdade do Rio Vermelho, no Rio de Janeiro. Chegou na cidade a convite do provedor do hospital Luiz Fonseca, que mais tarde seria seu sogro. Casou-se com Ludnira da Fonseca e teve três filhos: Sérgio, Luiz Paulo e Rute Maria.

Doutor Paulo foi nomeado médico da higiene municipal, um dos fundadores e membro do Conselho Regional de Medicina, representante da Associação Médica da Região da Amurel. Presidiu a Legião Brasileira de Assistência, diplomando diversas turmas de socorristas durante a Segunda Guerra Mundial e dirigiu o hospital por várias décadas. Foi um dos fundadores do Ginásio Lagunense, conhecido pelo corpo docente.

Foi prefeito por três vezes. Seu primeiro mandato foi nomeado pelo governador Nereu Ramos na década de 40. Posteriormente, a população o conduziu por mais dois mandatos nas décadas de 50 e 60. Criou escolas, disponibilizou infraestrutura para as comunidades do interior abrindo estradas de ligação entre as localidades.

Por sua dedicação, foi homenageado ainda em vida, com seu busto esculpido em bronze na praça do Centro Histórico de Laguna, em frente ao Mercado Público. No vídeo (acima) em nosso canal, conseguimos imagens dele em uma entrevista para o arquivo de sua família.


RODRIGO BENTO é professor de História há 21 anos e atualmente leciona para os estudantes do Colégio Stella Maris, no bairro Magalhães. Foi editor da revista Saber, que resgatou histórias da cidade, e radialista na extinta Rádio Garibaldi AM de Laguna, apresentando programas voltados à área da educação.

As informações e opiniões expressas não refletem o pensamento do Agora Laguna e são de total responsabilidade de seu autor.