Previous
Next

Em março, maria-fumaça percorre novamente os trilhos em Laguna

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O passeio ferroviário entre Laguna e Tubarão é uma opção para turistas interessados em conhecer estes lugares por uma visão diferente ou para quem gostaria de reviver as emoções de viajar como no início do século passado. O próximo já tem data agenda: 8 de março, domingo.

O roteiro é um dos mais procurados pelos interessados e permite ver a Ponte Anita Garibaldi, no Canal de Laranjeiras, por um ângulo novo. Nesta viagem, os passageiros terão direito a almoço em um hotel de Laguna, com direito a uso livre de piscina.

A viagem dura cerca de 3h e tem percurso de 70 quilômetros. Inicia às 8h30, no Museu Ferroviário em Tubarão e segue até a plataforma da antiga estação ferroviária em Barbacena, já em Laguna. O trem retorna para a cidade azul por volta de 16h30.

Os trilhos são percorridos por um comboio composto por vagões de madeira das décadas de 1940 e 1950 e a locomotiva a vapor é original de 1954, fabricada na Alemanha, e importada pela União para ser usada no lavadouro de carvão da Capivari de Baixo.

Para manter esses equipamentos históricos – o Museu Ferroviário de Tubarão é o único que opera máquinas tombadas pelo patrimônio histórico – em pleno funcionamento é que surgiu a necessidade do passeio, que tem a renda revertida para a conservação dos trens.

Passagens

As passagens custam R$ 150 podem ser compradas diretamente no museu ferroviário, localizado na Avenida Expedicionário Pedro Zapelini, Oficinas, em Tubarão; ou reservando via depósito bancário pelo telefone (48) 9 9938-3684 (Jefferson); e, também, pelo site da instituição (museuferroviariotubarao.com.br). Grupos acima de 15 pessoas tem desconto especial.

Outras informações: (48) 3632-3450 (museu).