Desativação do emissário submarino está prevista para março, diz diretor da Casan

Inicialmente prevista para ser entregue no início do mês de dezembro do ano passado, a desativação do emissário submarino e o redirecionamento do sistema de esgoto sanitário da bacia A do Mar Grosso para a estação de tratamento da Vila Vitória tem nova data para ser concluída. O prazo agora é colocar a rede nova em funcionamento no começo de março.

A data foi anunciada pelo diretor de Operação e Expansão da Casan, Fábio Krieger, em entrevista ao Portal Agora Laguna, após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna na noite de terça-feira, 11. De acordo com o executivo, a empresa optou por concluir o redirecionamento depois do Carnaval para evitar possíveis transtornos.

“Todo o assentamento da tubulação foi concluído, de maneira que após o Carnaval serão trocados os bombeamentos, motores e o serviço passa a operar definitivamente eliminando o risco de problemas no emissário submarino”, afirma Krieger.

A opção por redirecionar o esgoto da bacia A no início de março aconteceu por avaliação da companhia que quer evitar riscos de transtornos durante as festas carnavalescas. O emissário submarino foi construído em 1986 e se tornou obsoleto com o passar do tempo. A desativação é estudada há pelo menos quatro anos e foi iniciada em outubro de 2019.

A execução do serviço está sendo feita pela empresa Incosan, de São José, que venceu a licitação, no valor de R$ 1,89 milhão, oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida da Casan, que se referem à mão de obra e materiais. Ao todo, são 2.718 metros de extensão de rede e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Operação da Casan no Carnaval está garantida

Perguntado se a Casan está preparada para o fluxo de pessoas que estarão em Laguna, Krieger garante que a empresa montou um plano de ação para garantir o funcionamento pleno do sistema de saneamento e abastecimento no município. A prefeitura calcula que 600 mil foliões devem passar na cidade.

“Implementamos um plano com 46 ações para que a gente consiga fazer uma força tarefa. Trouxemos inclusive pessoal técnico da nossa superintendência de Criciúma, de maneira que a gente tenha a garantia do serviço com segurança e consiga evitar problemas que surgiram na virada de ano, que foram além de entupimento e obstrução de rede”, frisa.

Na passagem de ano, o sistema de esgoto no Mar Grosso não suportou e transbordou na praça Nelson Moreira Netto (Villa). Em nota, a companhia afirmou que o problema foi causado pelas obstruções de rede, provocadas por lixo despejado que bloqueou as tubulações. Já a Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama) apontou que houve falha na execução dos serviços e multou a Casan em quase R$ 3 milhões.

Notícias relacionadas