Previous
Next

Construtora faz reparos em faixas elevadas; trânsito é desviado

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 13, acontece a operação de rebaixamento das faixas elevas instaladas há cerca de três semanas ao longo da avenida Calistrato Muller Salles, no bairro Portinho. As elevações estão irregulares, segundo comprovou o setor de fiscalização da prefeitura de Laguna.

O trabalho é executado pela construtora MKS. Os estudos para os reparos foram iniciados no fim de janeiro. A empresa realiza o processo chamado fresagem, técnica que consiste em restaurar pavimentos deteriorados e solucionar problemas no asfalto, sem a necessidade de altear calçadas e sistemas de drenagem pluvial.

A Guarda Municipal de Laguna (GML) está no local orientando os motoristas a trafegarem por vias laterais. Parte da avenida, na região entre a escola estadual Comendador Rocha e o supermercado Althoff (apenas referência), teve o trânsito bloqueado.

Entenda a situação

Em 2019, a prefeitura de Laguna e a Construtora MKS assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público para que fossem feitas melhorias compensatórias por causa do impacto causado no tráfego pela construção do edifício residencial Anita.

Os equipamentos ficam localizadas em frente à Escola de Educação Básica Comendador Rocha e outra próxima ao Supermercado Althoff (apenas referência). De acordo com a prefeitura, a atual lombada localizada na região da escola Comendador Rocha será retirada para viabilizar o trânsito no local.

As faixas elevadas foram alvo de críticas por terem sido construídas sem a comunicação necessária no dia 27 de janeiro. Motoristas que costumam trafegar pela Calistrato Muller Salles demonstraram insatisfação com a faixa elevada, que teria ficado muito alta, causando danos aos veículos.

A confirmação de que a construção foi irregular veio dias depois, em 29 de janeiro, quando uma equipe de fiscalização da Secretaria de Planejamento Urbano foi ao local e mediu as faixas elevadas. De acordo com os engenheiros, a faixa está com o dobro do permitido pela legislação.

Previous
Next