Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
 

Operários deram início, no começo da manhã desta segunda-feira, 3, às obras de restauração do Sociedade Recreativa Congresso Lagunense, com a colocação dos tapumes de proteção. O imponente edifício construído nos anos 1930 fica na rua Jerônimo Coelho e tem traços de arquitetura eclética visíveis, mesmo após intervenções feitas nos anos seguintes.

A obra será feita pela construtora Magapavi, de Laguna, que atualmente responde pelo restauro de outro clube importante da cidade, a União Operária. Para recuperar o prédio, o governo federal liberou R$ 1,247 milhão, do Fundo de Direitos Difusos (FDD).

O projeto prevê reformas dos banheiros e ampliação das cozinhas e depósito. “São restauros no edifício para atender questões de acessibilidade, prevenção de incêndio, hidráulica, elétrica. Toda a estrutura será reparada”, comenta a arquiteta Ana Paula Cittadin, chefe do Escritório Técnico do Iphan de Laguna.

A planta também contempla adequações no espaço do palco e camarins e prevê a construção de uma escada para acessar a torre da cúpula. A previsão é que a obra seja entregue em um ano.