Previous
Next

Bancos estarão fechados na segunda e terça; veja as alterações em Laguna

Bloco da Pracinha, em foto de arquivo

Muitos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos alteram seus horários de atendimento devido ao Carnaval em Laguna. O Portal fez fez um levantamento e traz os detalhes.

Mesmo que muitas empresas acabam emendando durante as festividades para curtir a folia ou apenas descansar, o Carnaval não é considerado feriado nacional. Na prática, empresas e funcionários podem fazer acordo sobre os dias a serem trabalhados e as formas de compensação das horas.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências ficarão fechadas durante o Carnaval, reabrindo apenas na próxima quarta-feira, 26, a partir das 12h. A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26).

Empresas que tiverem interesse em anunciar seus horários modificados podem enviar e-mail para contato@staging.agoralaguna.com.br ou no WhatsApp (48) 9 9827-3496. A relação pode sofrer alterações.

Leia mais: PM de Laguna reforça efetivo para segurança do Carnaval

De acordo com a prefeitura, a expectativa é um público de 100 mil pessoas por dia, durante as festividades.

Serviços

Repartições Públicas: a prefeitura municipal de Laguna fica sem expediente nesta segunda e terça-feira, mantendo apenas os serviços essenciais à população em funcionamento, como Samu. O expediente no dia 26 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, terá início às 14h.

Os serviços públicos do Governo de Santa Catarina sofrerão alteração na próxima semana em razão do Carnaval. São pontos facultativos, conforme decreto publicado em janeiro: segunda-feira, terça-feira e quarta-feira até as 14h. As atividades essenciais, como saúde, segurança, abastecimento de água e distribuição de energia elétrica, serão mantidas em escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

Coleta de lixo: Segundo a empresa Louber, a coleta de lixo será realizada normalmente, mantendo a rota de verão no Carnaval e reforçando a coleta entre sábado e terça, no bairro Mar Grosso.

Samu: Atendimento normal.

Unidades de saúde e escolas: Fechadas.

As escolas da rede estadual não terão aulas na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, as aulas estão condicionadas ao calendário escolar de cada unidade, que deve cumprir com a carga horária mínima de 800 horas anuais ou de 200 dias letivos. Já as atividades na Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina serão retomadas às 14h do dia 26.

Bancos: Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento nos dia 24 e 25, reabrindo apenas na próxima quarta-feira, 26, a partir das 12h. De acordo com o órgão, a população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no período poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Caixas e serviços eletrônicos das agências continuarão em funcionamento nos feriados.

Correios: No dia 21, sexta-feira, todas as unidades de atendimento funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. Segunda e terça-feira (24 e 25/2), não haverá atendimento nas agências e também não ocorrerá a entrega de objetos postais, em função do Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios – CAC também não funcionará nessas datas.

O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 26. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h e a CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios: www.correios.com.br

Transporte coletivo: As folias de Momo vão alterar as linhas de transporte coletivo urbano em Laguna. As modificações foram comunicadas na manhã desta quarta-feira, 19, pela empresa concessionária, a Lagunatur. Confira aqui.

Casan: Na segunda e terça-feira, dias 24 e 25, não haverá atendimento presencial nas agências da Companhia e na Quarta-feira de Cinzas o expediente externo será das 13h às 17h30min. Qualquer emergência pode ser relatada pela central de atendimento no telefone 0800 643 0195 ou via chat 24 horas no site da companhia.

Em Laguna, cidade onde o fluxo de visitantes é muito alto durante o Carnaval, uma força-tarefa coordenada pela Superintendência Regional Sul-Serra está de prontidão para atendimentos dos serviços de manutenção de água e, especialmente, para monitorar a operação dos sistemas de esgoto do município que, nessa época, costumam ficar sobrecarregadas.

Em todos os 195 municípios gerenciados pela CASAN a semana está sendo de vistorias preventivas nos sistemas e reuniões técnicas para encerrar os preparativos para os quatro dias do feriadão.

Celesc: Durante o Carnaval 2020, de 24 a 26 de fevereiro, as lojas de atendimento da Celesc ficarão fechadas na segunda-feira, quando a Empresa trabalha em formato de compensação de horas, e também na terça, devido ao feriado. Na quarta-feira, o expediente para atendimento ao público será das 13h às 19h, conforme praticado em 2019.

Os serviços essenciais, como call center e equipes que trabalham em campo com ocorrências na rede elétrica, serão mantidos normalmente.

Para emergências, o consumidor pode ligar para 0800 48 0196 ou informar sobre falta de energia enviando um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.

Serviços comerciais estão disponíveis no portal Celesc, Agência WEB, ou pela discagem gratuita 0800 48 0120 em toda área de concessão.

A exemplo dos anos anteriores, a Celesc irá aumentar a força de trabalho para dar conta de eventuais ocorrências na distribuição de energia em Santa Catarina, durante o feriado de Carnaval, época que corresponde ao segundo período de maior movimento de turistas no verão catarinense, perdendo apenas o réveillon.

Segundo o setor da Diretoria de Distribuição, o planejamento estratégico atende à necessidade de preparação para possíveis ocorrências excepcionais, mantendo profissionais e viaturas extras disponíveis em pontos com maior concentração de foliões.

No total, serão pelo menos 260 equipes (próprias e terceirizadas) e 18 coordenadores técnicos envolvidos no atendimento às situações de emergência, o que movimentará uma força de trabalho de mais mil eletricistas, com atuação de equipes leves (serviços rotineiros) e equipes pesadas (troca de postes e transformadores).

“O atendimento será reforçado nos municípios com maior concentração de turistas, em especial nas regiões da Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Joaçaba, Laguna, Tubarão e São Francisco do Sul”, afirma Sandro Ricardo Levandoski, Diretor de Distribuição. Além da preocupação com o fornecimento de energia, a Celesc também alerta a população para e o risco de acidentes envolvendo a rede elétrica.

Detran: O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha na segunda e terça-feira e retoma as atividades na quarta, 26, a partir das 12h. A qualquer momento, é possível acessar os serviços já disponíveis no Detran Digital, como as solicitações de emissão, renovação, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e certidão de registro de CNH, além de consultar informações relacionadas a veículos e gerar guias para pagamentos.

Procon: O Procon de Santa Catarina estará fechado na segunda e na terça-feira e o atendimento reabre na quarta, das 13h às 18h.

Sine: As unidades estaduais do Sistema Nacional de Empregos (Sine/SC) estarão fechadas segunda e terça-feira. Quarta-feira voltam a funcionar a partir das 14h.

Emergências

As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

Para registrar boletins de ocorrência, é possível acessar a Delegacia Virtual da Polícia Civil. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. A PM estará ainda com a Operação Alegria, para reforço do policiamento no Carnaval.

Os serviços emergenciais para a população atuam em regime de plantão neste fim de ano. Caso haja necessidade ligue:

Polícia Militar – 190

Polícia Rodoviária Federal – 191

Samu – 192

Corpo de Bombeiros – 193

Polícia Civil – 197

Defesa Civil – 199