Foto: Rafael Bicca/Ascom CulturAnita
 

A cidade gaúcha de Antônio Prado comemora, nesta segunda-feira, 11, 121 anos de emancipação política. Para marcar a data festiva, nesta manhã, a prefeitura entregou a obra de revitalização da Praça Garibaldi, no centro do município, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão.

A remodelação do espaço público incluiu a colocação de uma estátua em homenagem ao revolucionário farroupilha, Giuseppe Garibaldi, que empresta seu nome ao local. A inauguração do monumento contou com a presença da bisneta de Giuseppe, Annita Garibaldi.

“É motivo de muita alegria de estar presente aqui, inaugurando esse momento em homenagem ao meu bisavô. Não há como falar de Giuseppe, sem falar de Anita e vice-versa. Achei muito bonito esse reconhecimento de Garibaldi aqui no país de Anita”, comentou Annita em discurso que fez no evento.

A vinda da professora, descendente direta do casal Garibaldi, é organizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), de Laguna, que também levará a visitante para a cidade juliana e outros municípios de Santa Catarina. “Essa participação ilustre de dona Anita no evento é de significado muito importante para todos nós”, comenta o diretor do CulturAnita, Adilcio Cadorin.

“Este é um momento histórico. É a Praça Garibaldi totalmente reformulada e que agora ganha uma identidade, sendo a praça do povo e com homenagem à pessoa que dá nome ao espaço”, detalha o prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon (MDB).

Para o chefe do Executivo local, a homenagem e a vinda da bisneta de Anita é um estreitamento de laços com Itália, uma vez que o município é considerado o mais italiano no Rio Grande do Sul. “A história de Garibaldi remete à história de cada um dos pradenses que fizeram o nosso município”, acrescenta Santinon.

Guardiãs são destacadas por compositora gaúcha

Conhecida por ser a compositora do hino à Anita Garibaldi, a cantora gaúcha Marlene Pastro se apresentou no evento de inauguração do monumento e fez questão de destacar a importância do trabalho do CulturAnita, em especial das Guardiãs, frisando a grandiosidade do grupo montado em Laguna. “Dou meus parabéns às Guardiãs pela apresentação em Roma onde cantaram para Annita. As lagunenses, para mim, são as legítimas herdeiras de Anita Garibaldi”, declara Marlene.