Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma
 

Os terrenos baldios podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Esses espaços não são usados como deveriam ser, e é sobre isso que vamos falar:

  • Descubra primeiramente quem é o proprietário do imóvel – isso facilita a troca de informações com a comunidade.
  • Fiscalize a limpeza do local.
  • Se tiver mato muito alto, que impeça a visualização completa do local, informe primeiramente o proprietário para que faça a limpeza do terreno.
  • Caso o proprietário não cumpra com as obrigações informe a Prefeitura Municipal sobre o fato. Em Laguna as denúncias devem ser feitas na Secretaria de Obras ou na central de atendimento do cidadão.
  • É importante tirar fotos do local e apresentar ao setor de fiscalização municipal.
  • Caso o proprietário não utilize o terreno para outros fins, solicite ao mesmo o uso temporário do local. Junte vizinhos para construir uma horta comunitária, pois essa iniciativa além de cuidar da segurança local, contribui para um consumo de alimentos mais saudáveis.
  • Respeite sempre a propriedade alheia, isso é direito previsto na Constituição Federal. Cuidar do seu espaço de moradia também é um cuidado com seu próximo!

🚨 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

🚔 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.