Divulgação
 

Ao longo de 2019, somente na área do porto público do Porto de Itajaí (cais público) e APM Terminals (empresa arrendatária), foram movimentadas 5.421.464 toneladas de mercadorias, 23% a mais do que em 2018. Em TEU’s (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), foram registrados 489.698 contêineres, aumento também 23% maior do que no ano anterior, quando foram contabilizados 397.774 TEU’s. Nas atracações o crescimento foi de 19%, atingindo a marca de 484 navios contra 407 no ano anterior. O superintendente do Porto, Marcelo Werner Salles, salienta que foram várias as conquistas que levaram a estes resultados. “Alcançamos as profundidades mercadológicas da dragagem, concluímos a nova Bacia de Evolução e devemos nos próximos dias iniciar os primeiros testes que nos permitirá ter um novo cenário de crescimento”, citou. Ele ainda elencou o 1º lugar no IDA – Índice de Desempenho Ambiental concedido pela ANTAQ obtido pelo porto em nível nacional -, a vinda de novas linhas de armadores, a nova certificação do ISPS Code, as licenças ambientais regularizadas, o alfandegamento em dia e os investimento de melhorias na área primária. “Vamos melhorar nossas condições operacionais, e digo, sim, que vamos atingir no Complexo a marca de 1,5 milhão de contêineres (TEU’s) até o final deste ano”, afirmou Salles.

Laboratório de Ideias

O Cocreation Lab, pré-incubadora de ideias do Laboratório de Design da UFSC, está com as inscrições abertas até o dia 20 deste mês nas cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. Os candidatos que tiverem suas iniciativas selecionadas vão receber gratuitamente, durante cinco meses, apoio para ajudar a transformar projetos em negócios. O programa tem o apoio do Sebrae e da Fundação de Amparo à Tecnologia de (Fapesc), via projeto NaSCer. O Cocreation Lab tem o objetivo de estimular o surgimento de startups na área de economia criativa. Desde que foi criado, em 2016, já abrigou 100 projetos, alguns premiados como a Smart Tour Brasil, que conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica. Inscrições no site: cocreationlab.com.br/editais.

“Toda essa repercussão dos erros ortográficos do Ministro mostra o peso do politicamente correto nos dias de hoje. O comprometimento é o que realmente importa e isso o ministro tem de sobra. Ao invés de somar e gerar harmonia, a grande mídia faz fofoca e desunião.”

– Empresário da rede de lojas Havan, Luciano Hang e pró-Bolsonaro, em defesa, no Twitter, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que escreveu a palavra impressionante com ‘c’

Novo Chefe O coronel Luciano Pinho será o novo Chefe do Estado Maior Geral da PMSC. A posse será nesta terça-feira (14), em cerimônia no quartel do Comando Geral, em Florianópolis. Pinho substituirá o coronel Carlos Alberto Fritz Bueno. Luciano Pinho é natural de Florianópolis e possui 32 anos de serviços na PMSC.

Acesso ao histórico O cadastro positivo começou a ser consultado neste fi m de semana. O cadastro reúne informações de operações financeiras e obrigações de pagamento de pessoas físicas ou jurídicas, que possibilita a visualização de todo o comportamento e o histórico do pagador. Essa “lista de bons pagadores” traz uma nota (“score”) do consumidor, que é calculada com base nas operações de crédito em geral, como empréstimos bancários, financiamentos imobiliários e cartão de crédito, além de pagamentos de serviços continuados, como luz, água e telefone.

E-Título Mais de 390 mil eleitores já baixaram o e-Título em Santa Catarina, documento digital que substitui o título de eleitor e dispensa a impressão de uma segunda via. O eleitor terá informações como dados da sua Zona Eleitoral e a situação cadastral em tempo real. O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.

Centavos Segundo a Petrobrás, o valor da gasolina será reduzido em 3% a partir de amanhã (14) nas refinarias, mesmo percentual que será aplicado ao diesel. De acordo com fontes, o litro do diesel S500 ficou R$ 0,061 mais barato, em média, e o do diesel S10, R$ 0,0808.

Anita Garibaldi A bisneta de Anita Garibaldi, que possui o mesmo nome, virá a Santa Catarina no dia 14 de fevereiro, onde irá plantar o híbrido Rosa de Anita, em Lages, o símbolo do projeto dos 200 anos da bisavó. Ela também passará pelas cidades de Curitibanos e Anita Garibaldi. A visita integrará as comemorações do bicentenário da catarinense, considerada a “Mãe da Pátria Italiana”.


PELO ESTADO, é uma coluna diária produzida pelas jornalistas da rede SCPortais. O conteúdo é compartilhando com mais de 30 veículos e traz assuntos relevantes da política e economia do estado, além de entrevistas com personalidades fortes catarinenses.


As informações e opiniões expressas não refletem o pensamento do Agora Laguna e são de total responsabilidade de seu autor.