Divulgação
 

Abre nesta quinta-feira, 23, o novo período de matrículas para estudantes novos na rede estadual de ensino. Todo o processo é feito via internet e deve ser realizado pelos pais ou responsáveis dos alunos. O período de cadastro inicia às 9h e fica disponível até às 23h59, do dia 29 de janeiro.

Em Laguna, o governo catarinense administra nove unidades escolares. “É muito importante salientar aos pais que devem, depois de fazer a matrícula on-line, levar os documentos necessários para a escola, sendo que devem procurar matrícula no colégio mais próximo de sua residência”, frisa o coordenador regional de Educação de Laguna, Danilo Prudêncio da Costa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), em toda Santa Catarina há 145 mil vagas disponíveis. As vagas serão preenchidas por ordem de acesso, ou seja, ficarão reservadas para quem solicitar primeiro.

Depois de realizado o cadastro, é gerado um protocolo de pré-matrícula que deve ser anotado. Para efetivar a matrícula, os pais do estudante devem comparecer na escola entre os dias 23 e 30 de janeiro, com o protocolo e levando os documentos:

  • certidão de nascimento ou carteira de identidade;
  • histórico escolar;
  • atestado de frequência;
  • comprovante de residência;
  • uma foto 3×4;
  • carteira de vacinação.

Conforme a SED, apesar de encontrar diversas vagas disponíveis durante o cadastro, o zoneamento ainda deve ser considerado para efetivação da matrícula. O critério utilizado pela unidade de ensino é a comprovação de que o estudante mora em até três quilômetros de distância da escola. Se não houver mais vagas nesse perímetro, os pais devem fazer a matrícula dos alunos na escola mais próxima.

Ainda segundo a pasta, apesar de o sistema ser digital, o cadastro presencial vai seguir sendo realizado para as vagas disponíveis para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Neste caso, os responsáveis devem levar toda a documentação no momento em que forem solicitar a matrícula na escola.

O início das aulas na rede estadual de ensino acontece em 6 de fevereiro e o término é previsto para 16 de dezembro. O período de recesso para os alunos é de 20 de julho a 02 de agosto.

Portal Agora Laguna procurou as nove escolas de Laguna administradas pela SED e apresenta um panorama do número de vagas ainda em aberto.

Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Laguna

Conforme a direção da unidade, há vagas para nivelamento de 1º a 5º ano (ensino fundamental de anos iniciais), de 6º ano e 8º e 9º ano (ensino fundamental de anos finais) e para os três anos de ensino médio.

Os alunos podem escolher entre fazer aulas na sede do Ceja, localizada no sambódromo municipal, ou optar pelas unidades descentralizadas: Cabeçuda, Nova Fazenda, Bananal – em Laguna; Km 37 e Barreiros – em Pescaria Brava; ou ainda no Centro ou Rio Duna (apenas Ensino Médio) – em Imaruí.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3647-7403 ou pelos e-mails [email protected] e/ou [email protected].

Escola de Educação Básica Ana Gondin

Localizada no Magalhães, a escola entra em 2020 com perspectivas de se transferir, depois de quase cinco anos, para o novo prédio construído pelo Estado em substituição da antiga edificação escolar erguida em 1934.

A direção informou à reportagem que teve aumento de vagas em virtude dessa mudança que deve acontecer ainda este ano, segundo expectativa mais promissora. O colégio funciona atualmente no salão paroquial do bairro.

Para o ensino fundamental inicial, a escola tem vagas para: 1º ano (9 vagas), 2º ano (10), 3º ano (10), 4º ano (9), 5º ano (15). Já no ensino fundamental final: 6º ano (10), 7º ano (10), 8º ano (10), e 9º ano (10).

E para o ensino médio, as vagas disponíveis são para 1º ano (10) e 2º ano (14). Para outras informações, basta procurar a escola na praça Polidoro Santiago, s/nº – Magalhães (Salão Paroquial Nossa Senhora dos Navegantes).

Escola de Educação Básica Cel. José Maurício dos Santos

Atendendo os estudantes de Caputera e região Norte do município, a escola José Maurício dos Santos, tem, segundo sua direção, vagas abertas para os níveis de ensino disponibilizado. O colégio deve informar o quantitativo exato nesta quinta-feira, 23.

Informações adicionais podem ser obtidas na sede da escola, na rua Fernando Antônio dos Santos, 161, em Caputera, ou pelo telefone (48) 3647-7784.

Escola de Educação Básica Comendador Rocha

Uma das mais antigas unidades escolares da cidade, com 110 anos de fundação, o Comendador Rocha, que atende a comunidade de estudantes do Progresso e região, tem poucas vagas ainda em aberto para o ano letivo de 2020.

De acordo com a direção, estão disponíveis enturmamento para o ensino fundamental inicial: 1º ano (3 vagas), 4º ano (9); e final: 6º ano (4), 7º ano (3), e 8º ano (7).

Dúvidas podem ser respondidas em contato com a escola, no telefone (48) 3647-7807 ou diretamente em sua sede na rua Mauro Camilo, 1113, Esperança.

Escola de Educação Básica Dr. Renato Ramos

Situada na entrada da cidade, a escola é uma das mais tradicionais do município e atende a comunidade estudantil do bairro Portinho e região. Para 2020, o colégio tem vagas abertas para

No ensino fundamental dos anos iniciais: 1º ano (10 vagas matutinas e 6 vespertinas); 3º ano (7 matutinas e 4 vespertinas); 4º ano (8 matutinas e 4 vespertinas); 5º ano (5 vagas matutinas e vespertinas).

Já no ensino fundamental dos anos finais: 6º ano (2 matutinas e 6 vespertinas); 7º ano (6 vespertinas); 8º ano (13 vespertinas); e 9º ano (7 vespertinas). Para o ensino médio, há vagas para 1º ano (4 matutinas) e 2º ano (5 vespertinas). Outras informações podem ser obtidas na secretaria escolar na avenida Calistrato Muller Salles, 1983, ou pelo telefone (48) 3647-7814.

Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem

Atendendo do distrito de Ribeirão Pequeno, a Gregório Manoel de Bem ainda mantém vagas. “Em todas as turmas temos vagas, pois se exceder temos espaço físico para desdobramentos delas”, informou a direção do colégio.

Informações adicionais podem ser obtidas na sede da escola, na estrada geral da comunidade de Ribeirão Pequeno, ou por telefone: (48) 3917-6042.

Escola de Educação Básica Santa Marta

Única escola estadual da região da ilha, o colégio Santa Marta tem vagas abertas para todos os níveis de ensino, segundo informou a direção da unidade.

São vagas para o ensino fundamental inicial: 1º ano (12 vagas), 2º ano (11), 3º ano (14), 4º ano (3), 5º ano (5); ensino fundamental final: 7º ano (2), 8º ano (10), e 9º ano (7); e para ensino médio: 1º ano (10), 2º ano (12) e 3º ano (5).

Para mais informações, a escola fica localizada na estrada geral do Farol de Santa Marta e o telefone é (48) 3647-7799.

Escola de Educação Básica Saul Ulysséa

Situada no bairro Cabeçuda, às margens da BR-101, a unidade tem vagas abertas para os níveis de ensino e incluindo para o Novo Ensino Médio (NEM), novo sistema letivo que será iniciado este ano.

No ensino fundamental inicial são 10 vagas para o 1º ano, matutino. Já para ensino fundamental final: 6º ano (10 vagas), 7º ano (10), 8º ano (8), e 9º ano (10).

Para ensino médio: 1º ano (20 vagas no sistema ‘Novo Ensino Médio’), 2º (10 noturnas, ensino regular) e 3º (10 noturnas, ensino regular).

Escola de Ensino Médio Almirante Lamego

Localizada entre o Centro e o Campo de Fora, o Almirante Lamego (antigo Ceal) também é uma das mais tradicionais escolas da cidade de Laguna. A unidade atende mais de 500 estudantes e tem vagas para todos os níveis de ensino.

Segundo a direção, podem se matricular estudantes do ensino fundamental inicial (turmas vespertina): 1º ano (12 vagas), 2º (19), 4º (12), 5º (13). No nível final: 6º (6),  7º (18), 8º (15) e 9º (18). Noturno 1º (25) e 2º (4). Magistério: 3º (29) e 4º (7).


Atualizado às 15h30.