Confira a programação da 108ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

No fim de janeiro, os fiéis católicos do Magalhães voltam a celebrar a padroeira bairro, Nossa Senhora dos Navegantes. A santa é considerada a protetora dos mares e dos navegadores.

A celebração religiosa em honra à padroeira do bairro é uma das mais tradicionais de Laguna. Dada a sua relevância histórica e cultural para a cidade, o dia 2 de fevereiro é considerado feriado municipal.

Veja a programação da festa para 2020:

Quinta-feira, 30 de janeiro

19h – Missa festiva com o padre Itamar Faísca. Canto: Grupo Missão. Liturgia: Pastoral do Dízimo. Convidados especiais: Missionários do Dízimo e Dizimistas e Missionários da Santas Missões Populares.

20h30 – Carreata de abertura da festa com saída em frente à igreja matriz e após bênção dos automóveis e motoristas.

Sexta-feira, 31 de janeiro

13h30 – Recitação das Mil Ave-Marias

19h – Missa festiva com padre Rafael Uliano (Gravatal). Canto: Coral Nossa Senhora das Navegantes e músicos da S.M. Carlos Gomes. Liturgia: Movimento de Irmãos do Magalhães. Convidados especiais: Movimentos de irmãos de Magalhães, Santo Antônio, e Cabeçuda.

Sábado, 1º de fevereiro

19h – Missa solene (Crisma), com o bispo dom João Salm (Diocese de Tubarão). Canto: Ministério de Música Querigma (Tubarão). Liturgia: Catequese. Convidados especiais: Irmandade Santo Antônio dos Anjos e comunidades pastorais da Ponta da Barra, Passagem da Barra, Campos Verdes, anta Marta Pequena, Canto da Lagoa, Farol, Cigana, Vila Vitória, e Ponta das Pedras.

Domingo, 2 de fevereiro (feriado municipal)

9h – Procissão marítima com saída da balsa até o Iate Clube, trapiche do bote no Molhes e retorno à balsa.

10h30 – Missa festiva com padre Antônio Rech. Canto: Coral São Sebastião da Passagem da Barra. Liturgia: Apostolado da Oração. Convidados especiais: Pastoral dos Coroinhas, Apostolado da Oração, Pastoral da Criança e Asilo Santa Isabel.

Meio-dia – Almoço festivo (paella campeira). Ingressos limitados.

19h – Missa solene com padre Paulo Rodrigues (Morrotes). Canto: Coral Nossa Senhora dos Navegantes e músicos da S.M. Carlos Gomes. Liturgia: RCC. Convidados especiais: grupos de RCC, grupo de jovens, Pastoral do Dízimo, coralistas e musicistas.

Segunda-feira, 3 de fevereiro

19h – Missa festiva e bênção da garganta, com padre Carlos Henrique. Canto e liturgia: Terço dos Homens. Convidados especiais: Terço dos Homens, Legião de Marinha, Grupos de Famílias, Mãe Peregrina, Grupos de AA e Alanon e Povo Santo de Deus.

Notícias relacionadas