Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
 

Após um ano recém-completados e com bons números a comemorar, o Portal Agora Laguna anuncia mais uma novidade aos leitores: o site passa a ser integrante da rede SCPortais, idealizada pela Associação de Diários do Interior (ADI) e que agrega conteúdos de quase 40 portais por toda Santa Catarina.

“Trata-se de um portal agregador de sites e portais de notícias – jornais digitais –, que tem como objetivo promover a audiência dos agregados. Para isso, são divulgados os links das matérias em destaque no SCPortais”, explica a jornalista Andréa Leonora.

A ideia surgiu há dois anos e é vista como um antídoto para um momento em que as notícias precisas e checadas têm ganho mais destaque. “A informação, para ser notícia, e a notícia para ser divulgada, pressupõem boa apuração, verificação de dados e isenção. As chamadas fake news nada mais são do que mentiras e portanto não combinam com o bom jornalismo que buscamos exercer cotidianamente”, comenta.

Entre as novidades, com a parceria, os conteúdos produzidos em Laguna ou Pescaria Brava pela equipe do Agora Laguna serão repercutidos a nível estadual pelo SCPortais. “Laguna é uma cidade histórica e, ao mesmo tempo, promissora. Além disso, está em uma das regiões de grande peso social, turístico e econômico para o estado, a Amurel. Ter a cobertura diária dos eventos de Laguna só enriquece o SCPortais”, comemora.

Pelo Estado: entrevistas e fatos relevantes para SC em destaque

A partir desta segunda-feira, 6, todos os dias assuntos relevantes para Santa Catarina serão repercutidos na coluna Pelo Estado. Com a entrada do Agora Laguna são 36 veículos compartilhando o espaço, que traz semanalmente entrevistas especiais feitas com nomes fortes de Santa Catarina. A coluna é a terceira estreada pelo site, que apresenta Prevenção em dicas (com Evandro Farias, às segundas-feiras) e #SóAcho (com Elvis Palma, às sextas-feiras).

A coluna tem objetivo de servir de ferramenta para a integração editorial de todos os veículos do SC Portais. Na retaguarda, há um esforço institucional pelo aprimoramento constante dos jornalistas e editores, bem como dos diretores das empresas de comunicação agregadas no projeto.

“É um desafio diário. Temos a responsabilidade de lidar com assuntos de interesse estadual, principalmente nas áreas de política e economia. E de forma a contemplar todas as regiões de um estado como Santa Catarina, com cidades-pólo que têm o peso de capitais”, comenta a jornalista Juliana Wilke, que editora o espaço e tem mais de 26 anos de experiência no jornalismo com passagens pelo Diário Catarinense, Gazeta Mercantil, Indústria & Comércio e pelas assessorias do Senado e Alesc.

O leitor de Agora Laguna, diz Juliana, vai poder ter na coluna um elo entre Capital e Municípios/Municípios e Capital. “São notícias diárias a partir das coberturas possíveis na Capital: Assembleia Legislativa, governo do Estado, Justiça, Ministério Público e entidades setoriais, como OAB-SC, Fiesc, Fecomércio entre muitas outras”, destaca.

SC Portais

O portal é um agregador estadual que tem parceria com os sites: OCP News (Jaraguá do Sul, Criciúma, e Florianópolis), Notisul (Tubarão), Jornal de Joinville (Joinville), Portal Litoral Sul (Criciúma), O Blumenauense (Blumenau), Diário do Alto Vale (Rio do Sul), Jornais em Foco (Biguaçu/Grande Florianópolis), Jornal Sul Brasil (Chapecó), Portal Verde Vale (União da Vitória, PR), Diário do Iguaçu (Chapecó), RioMafraMix (Mafra), Página3 (Balneário Camboriú), Chapecó Online (Chapecó), Jornal A Hora (Itapema), Portal C1 (Sombrio), e portal Post.TV.