Padroeira do Mar Grosso, Santa Terezinha será celebrada em janeiro

Entre 10 e 19 de janeiro de 2020, a comunidade católica do bairro Mar Grosso se reúne para celebrar a padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus. A programação é denominada como ‘Novena das Rosas’ e além da tradicional distribuição de rosas aos fieis, inclui missa campal e transladação da imagem da padroeira pelas ruas da comunidade.

Nascida em 1873, na França, como Teresa Martin e eternizada como Santa Terezinha, é uma das santas católicas mais populares, devido à sua poderosa intercessão em favor de todos os fieis que pedem seu auxílio. Desde muito menina já descobriu sua vocação para exercer uma vida dedicada à igreja.

Morreu aos 24 anos e foi canonizada em 1925 pelo papa Pio XI, sendo considerada dois anos depois como a Patrona Universal das Missões Católicas, e a padroeira secundária da França, ao lado de Santa Joana D’arc. Em 1997, no centenário de sua morte, o papa João Paulo II declarou Santa Terezinha como Doutora da Igreja, devido a sua mensagem singular de infância espiritual e contemplação da face de Cristo.

Confira a programação

Dia 10 de janeiro – sexta-feira

19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Apostolado da Oração.
20h – Santa Missa com a chegada da Bandeira do Divino e cantoria da bandeira com terno de Reis. Liturgia: Ministros da Comunhão.
21h – Carreata com a imagem de Santa Terezinha, acompanhada do Trio Elétrico Treme Terra, percorrendo as principais ruas da cidade.

Dia 11 de janeiro – sábado

20h – Missa campal na ‘Praça do Villa’ com a ‘Novena das Rosas’, presidida pelo padre Antônio Vander, de Içara. Distribuição de rosas aos turistas. Liturgia: Festeiros 2020.

Dia 12 de janeiro – domingo

20h15 – Santa Missa com a ‘Novena das Rosas’. Liturgia: Festeiros 2019, irmãs do Asilo Santa Isabel e Colégio Stella Maris, freis da Fraternidade O Caminho, RFCC, hospital de Laguna, Associação Mamãe Bebê, Grupo Corrente do Bem, Acil/CDL/Sindilojas.

Dia 13 de janeiro – segunda-feira

20h – Santa Missa com a ‘Novena das Rosas’, presidida pelo padre Silvino Hoeppers, de Rio do Sul. Participação dos grupos de Renovação Carismática Católica (RCC). Liturgia: Grupo de oração das segundas-feiras.

Dia 14 de janeiro – terça-feira

20h – Santa Missa com a ‘Novena das Rosas’, presidida pelo padre Paulo Rodrigues, de Tubarão. Liturgia: Pastoral do Dízimo, Mãe Peregrina, e grupo de trabalhos das quartas-feiras.

Dia 15 de janeiro – quarta-feira

19h30 – Santa Missa com a ‘Novena das Rosas’, presidida pelo padre Avelino de Souza, pároco de Jaguaruna. Participação dos grupos de Terço dos Homens de Laguna. Liturgia: Terço dos Homens. Cantos: Irineu Calegari.

Dia 16 de janeiro – quinta-feira

20h – Santa Missa com a ‘Novena das Rosas’. Participação dos movimentos de irmãos das paróquias de Laguna. Liturgia: Festeiros 2020.

Dia 17 de janeiro – sexta-feira

20h – Celebração com as crianças com a ‘Novena das Rosas’, tendo como pregador o professor Pedro Goulart Alves, de Tubarão. Liturgia: catequese. Cantos: crianças da comunidade.

Dia 18 de janeiro – sábado

20h – Transladação motorizada da imagem de Santa Terezinha, partindo da matriz Santo Antônio. dos Anjos. Chegada com Santa Missa da ‘Novena das Rosas’ e homenagem aos festeiros 2020. Presidida pelo padre Sérgio Bedin, de São Paulo (SP). Participação dos grupos de jovens, Rotary Club de Laguna, Lions Clube de Laguna, Casa da Amizade, Bombeiros, polícias Civil, Militar, Ambiental, Marinha do Brasil, Prefeitura e Câmara de Laguna. Liturgia: Jovens.
21h30 – Sorteio da rifa.

Dia 19 de janeiro – domingo

19h30 – Procissão com a imagem de Santa Terezinha pelas ruas da comunidade com a participação do Trio Elétrico, anjinhos de todas as pastorais e a comunidade, conduzida pelo padre Sérgio Bedin. Na chegada, Santa Missa com a divulgação dos festeiros do ano seguinte e tradicional distribuição de rosas. Liturgia: CPC e Festeiros. Participação do Coral de 200 vozes do Santuário da Beata Albertina Berckenbrock, de Imaruí

Notícias relacionadas

Previous
Next