Nova ambulância vai agilizar atendimentos do Corpo de Bombeiros

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Entregue no começo do mês ao Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, a nova ambulância adquirida com os recursos do fundo de reequipamento (Funrebom) chega para agilizar os atendimentos de emergências feitos pela corporação. A apresentação foi durante a formatura dos cursos de bombeiros mirins, da melhor idade, comunitários e guarda-vidas civil.

O veículo, modelo Mercedes Benz Sprinter, foi transformado para receber a função de viatura emergencial e recebeu adaptações para se adequar à realidade dos bombeiros da cidade juliana. Foram investidos R$ 248 mil na compra da ambulância, que foi montada pela empresa TCA, especialista nesse tipo de trabalho.

Segundo o tenente Henrique Schuelter, comandante da corporação, entre as modificações feitas estão: a presença de uma espécie de armário para armazenar equipamentos de proteção respiratória, usados em operação de combate a incêndio, e uma gaveta em formato guilhotina, de acesso interno, onde os bombeiros que atuam na ambulância podem guardar o uniforme para atuação em ocorrências que envolvem fogo.

“Por que foi feita essa alteração? Caso a ambulância esteja em atendimento de emergência e no retorno venha a dar alguma ocorrência de incêndio, o bombeiro já teria seus equipamentos a mão e um outro, que fica no quartel, viria com o caminhão de combate”, explica Schuelter, sobre as modificações internas. “É uma ambulância de primeiro mundo”, comemora.

Para conseguir comprar a ambulância, a corporação vinha economizando os recursos do Funrebom, que são provenientes das taxas de vistoria. O atual quartel dos bombeiros também foi construído com a utilização deste fundo.

Operação Veraneio

A nova ambulância entrou em operação no começo de dezembro, junto com uma das três embarcações de resgate adquirida pelo comando estadual da corporação em 2018. A vinda do equipamento para Laguna definida pelo comando que avaliou condições técnicas e operacionais.

A embarcação de resgate, comprada para aumentar a capacidade de resposta a ocorrências envolvendo outras embarcações ou operações de busca e salvamento, é uma das novidades do CBM de Laguna para a Operação Veraneio, em curso desde novembro na corporação.

Schuelter conta que desde 21 de dezembro todos os postos de guarda-vidas estão ativos e todo o efetivo está com presença maciça desde o dia 28 deste mês. Entorno de 50 guarda-vidas civis e seis militares estão atuando.

Uma moto aquática foi ativada para o Mar Grosso e outra para o Cardoso, na região da ilha, além das embarcações de resgate e quadriciclos à disposição dos bombeiros, se necessário. “A Operação Veraneio está bem reforçada este ano, não só na nossa, como em toda a região”, comenta o comandante.