Previous
Next

#SóAcho: Que a Câmara de Vereadores quase se tornou um palco de UFC

SE O OUTUBRO FOI ROSA O NOVEMBRO É AZUL: O Outubro Rosa foi o mês dedicado à campanhas de conscientização que teve como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Agora, é a vez dos homens com o Novembro Azul, movimento mundial que acontece para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, sendo o tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Foto: Luis Claudio Abreu / Agora Laguna

ABANDONARAM O BARCO após o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmar que o edital deve ser mantido sem alterações. #SóAcho que foi um balde de água fria que caiu na cabeça de alguns, tanto que nem aparecerem na própria manifestação em Tubarão por eles divulgada na última semana. Tenho visto coisas nos últimos dias. E por falar nos últimos dias, desligaram “algum modo” e estão mais calmos no uso das redes sociais, prova que boca fechada não entra muita mosca.

QUANDO A COMUNIDADE SE UNE sempre vem acompanhada de boas ações. A Passagem da Barra deu mais um exemplo de união e contou a trajetória de uma turma de balé de jovens meninas que passou por ensaios no salão paroquial e chegaram à Florianópolis para uma apresentação no Teatro Ademir Rosa, no último dia 26, representando a nossa cidade na amostra de dança “A noite é uma criança”.

Divulgação

NO FAROL, QUE A PRAINHA CONTINUA IMPRÓPRIA PARA BANHO não é mais novidade, já que essa condição já vem há algum tempo, na entrada da Prainha. Segundo o órgão responsável, os banhistas devem continuar evitando banhar-se na Prainha do Farol. A orientação é baseada no novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) divulgado nesta semana. E agora? Hoje iniciamos o mês de novembro e a temporada já entrou porta a dentro, logo logo nosso Farol vai estar repleto de visitantes e turistas e por mais um ano nada foi feito para tentar sanar esse problema. Quando falo nada foi feito, me refiro a algo que teve começo, meio e fim.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna/Arquivo

SEU “ESTÁCIO” ANASTASIADIS VAI SER NOME DE PRAÇA: O Projeto de Lei 081/2019 que foi lido na sessão dessa semana na Câmara de Vereadores, diz em seu Art. 1º que fica denominada “Praça Efstathios Georgios Anastasiadis”, a área de terra pública localizada no Centro Histórico de nosso município, entre a avenida Engenheiro Colombo Machado Salles e a rua Gustavo Richard. Para o prefeito Mauro Candemil (MDB), é fato público e notório que desde 1993 o Sr. Estácio, carinhosamente conhecido de todos, cuidava do espaço público supramencionado, cultivando e zelando pela limpeza, conservação e jardinagem do local. Desta forma, quer seja pelo grande ser humano e por seus serviços prestados, acredita-se ser uma maneira justa e singela de prestar honrosa homenagem, como forma de reconhecimento por tamanha dedicação pelo espaço público, benefício colhido ao longo de várias décadas por toda a coletividade. Realmente, um pequeno em tamanho, mais grande homem em atitudes, que deixou marcas profundas em nossa cidade, principalmente de caráter.

NA CASA DO POVO O PAU PEGOU! Em noite de duas sessões, o clima chegou a ficar tenso entre o presidente Cleosmar Fernandes (MDB) e o segundo secretário Adilson Paulino (PSD). Os projetos referentes a abertura de comissão processante deixaram o clima quente na casa do povo, que contou com a presença dos 13 vereadores. O vice-prefeito de Laguna, Júlio Willemann (PSD), por onze votos favoráveis contra dois contrários, será novamente alvo de uma Comissão Processante, que vai investigar se ele cometeu improbidade administrativa ao viajar e continuar recebendo o salário integral do cargo.

Na outra votação da noite, por oito votos contra quatro, e uma abstenção, a Câmara de Vereadores de Laguna arquivou a denúncia apresentada pelo diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD), contra o presidente da casa, Cleosmar Fernandes (MDB). #SóAcho que essa briga ainda promete novos desdobramentos no decorrer dos próximos dias, certamente trará uma nova visão dos envolvidos até pela gravidade das denúncias. Reveja o vídeo:

UMA BRIGA DENTRO E FORA DOS TATAMES: O lutador lagunense Vinicius Izidoro, 19 anos, participa neste fim de semana de mais uma competição internacional. Desta vez, o atleta vai disputar com os melhores nomes do jiu-jítsu da América do Sul, no Campeonato Continental do esporte que acontece em São José, na Grande Florianópolis. “Estou muito confiante que vou trazer mais esse ouro para nossa cidade”, define o atleta, de maneira esperançosa. As disputas do jovem ocorrem no sábado e contam pontos no ranking da confederação nacional do esporte. Se no tatame sempre vêm medalhes, fora, a luta é maior ainda em busca de patrocínios. Dono de uma carreira promissora e meteórica no esporte, Izidoro trava uma luta ferrenha fora dos tatames com um adversário que aparece a cada nova competição: a falta de apoio.

VERÃO CHEGANDO e a Casan novamente executando mais uma obra de transferência da carga do esgoto sanitário do emissário submarino para a Estação de Tratamento (ETE) da Vila Vitória. A desativação do emissário como anunciado, não irá acontecer. Fica de válvula de escape caso apresente algum problema. Fico na dúvida se o órgão não está confiando no próprio taco e que problemas no futuro possam ocorrer. De bacia A para B, ou de bacia C para D, nós estamos é “F”, se novamente tivermos problemas como no passado em nosso balneário bem na temporada. Agora é aguardar e torcer para tudo dar certo.

Foto: Luis Claudio Abreu / Agora Laguna

ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next