Falha em emissário faz esgoto transbordar no Mar Grosso

Um problema técnico no emissário submarino mantido pela Casan no Mar Grosso fez com o esgoto transbordasse em algumas ruas do bairro. O fato foi percebido nesta sexta-feira, 15.

Durante a semana, técnicos estiveram no local fazendo ações de manutenção preventiva. Segundo apurou a equipe do Portal Agora Laguna, a falha aconteceu em uma bomba instalada recentemente, que está sendo corrigida por funcionários da companhia, o que motivou o desligamento da estrutura.

Três caminhões de uma empresa terceirizada foram colocados para fazer o serviço de sucção e transportes dos dejetos para a estação de tratamento. A expectativa é que a correção seja concluída em cerca de uma hora e meia.

Conforme o chefe da agência da Casan de Laguna, Giovani Pickler, o problema é em uma das bombas do emissário. “Temos duas e está funcionando apenas uma, e pra fazer a troca somente na segunda-feira, pois precisamos de tempo para isso. Se desligar, [a bomba] o problema fica maior. Por isso, acaba extravasando em pontos mais baixos, como na rua Rubén Ulysséa”.

Leia: Praia do Mar Grosso, em frente ao emissário, está imprópria para banho

A estrutura do emissário submarino, construída na década de 1980, será desativada assim que a Casan conclua as obras de ligação da bacia A do Mar Grosso à Estação de Tratamento de Esgoto da Vila Vitória. As obras foram iniciadas no fim de outubro e a intenção é que seja concluída até o começo de dezembro.

Recentemente, foi iniciada a obra de construção do emissário terrestre no Mar Grosso. A execução do serviço está sendo feita pela empresa Incosan, de São José, que venceu a licitação, no valor de R$ 1,89 milhão, oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida da Casan, que se referem à mão de obra e materiais. (Veja mais, clicando aqui).

O que diz a prefeitura

Em postagem nas redes sociais, a prefeitura disse que: “O emissário está com problemas numa das bombas de sucção. Casan informa que devido a grande demanda nas últimas horas, está com problemas na vasão do esgoto. O emissário está funcionando com apenas uma bomba. A equipe da Casan está trabalhando no local. A bomba com problemas será substituída na segunda-feira. Numa medida de emergência, a Casan está utilizando caminhões de sucção e transportando o líquido excedente para a estação de tratamento na Vila Vitória”.

Notícias relacionadas

Previous
Next