Inscrições para o processo seletivo e matrículas do Colégio Militar terminam na segunda-feira

Encerram na próxima segunda-feira, 2, o período de inscrições para o processo seletivo e de candidatura às matrículas para a Unidade de Laguna do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. O edital foi aberto há uma semana.

A escola irá abrir em 2020 com 70 alunos divididos em duas turmas de 6º ano de ensino fundamental. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet e finalizam às 14h, do dia 2 de dezembro.

A equipe que vai gerir o colégio em Laguna está fazendo visitas técnicas há uma semana nos polos de Blumenau e Lages para obter conhecimento sobre o funcionamento de uma unidade escolar policial militar.

“Tenho toda a certeza que será o colégio militar com as melhores instalações de Santa Catarina”, afirmou a coronel Claudete Lehmkuhl, diretora de Instrução e Ensino da Polícia Militar, durante o evento que marcou a homologação dos editais de matrículas e processo seletivo feito na quarta-feira, 27.

Matrículas

As inscrições são destinadas para o preenchimento de 70 vagas para o 6º ano do ensino fundamental e seguem a lei complementar 731/2018, que determina a distribuição de metade das vagas para dependentes de militares estaduais e a outra para público em geral.

Caso as vagas destinadas aos dependentes de militares não sejam preenchidas por falta de inscrição, estas serão repassadas aos público em geral, segundo o documento. As inscrições são feitas neste site e o edital completo pode ser visto aqui.

Se o número de inscritos no 6º ano superar o número de vagas disponibilizadas, será realizado sorteio classificatório, aberto ao público, que, conforme o documento irá ocorrer na Associação dos Policiais e Bombeiros Militares Lagunenses, na Vila Vitória, em 11 de dezembro às 14h (dependentes) e 16h (público civil em geral).

O requisito mínimo para se inscrever é ter idade inferior a 12 anos em 31 de março de 2020 e estar concluindo o 5º ano fundamental este ano. A divulgação da relação das inscrições homologadas serão publicadas no dia 04 de dezembro de 2019 no site da Polícia Militar.

Ainda de acordo com o edital, serão sorteados os candidatos, objetivando o preenchimento das vagas previstas, e a seguir, 30 suplentes para dependentes de militares e 30 para o público em geral, para o preenchimento de vagas em caso de vacância. O resultado preliminar será divulgado em 12 de dezembro e o definitivo em 17 de dezembro.

Período após divulgação de resultados

Os pais ou responsáveis legais pelos candidatos sorteados e classificados deverão comparecer no colégio de Laguna, no dia 10 de janeiro de 2020 para os alunos, no horário das 13h às 18h, para fazer a pré-matrícula. O não comparecimento implica na perda da vaga e convocação do suplente.

A pré-matrícula requer os documentos:

  • declaração de frequência atualizada do candidato (30 dias) ou boletim escolar que comprove frequência;
  • certidão de nascimento do candidato (cópia e original);
  • RG e número do CPF impresso da internet, caso não incluso na cédula de identidade (cópia e original);
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis legais (cópia e original);
  • Carteira de identidade militar (apenas para militares estaduais; cópia e original);
  • Comprovante de residência válido dos últimos 90 dias (cópia e original);
  • Ficha cadastral preenchida pelos pais ou responsáveis legais, que será retirada no local e hora estipulados por este certame no ato da pré-matrícula;
  • Apresentar um pen-drive (formatado e sem dados) que será entregue e devolvido na mesma hora, data e local da pré-matrícula aos pais ou responsáveis legais, com informações importantes do Colégio Policial Militar.

A matrícula será efetivada em 27 de janeiro de 2020, com preenchimento do requerimento na secretaria do colégio e apresentação do histórico escolar da unidade em que o aluno estudava – o prazo de entrega do histórico é 17 de fevereiro de 2020.

O processo de matrícula só será efetivado após a entrega dos originais do histórico, com o registro da aprovação no ano anterior ao pretendido, de acordo com as respectivas vagas pleiteadas. O não preenchimento implica perda do direito de (pré-)matrícula.

O candidato selecionado que não preencher os requisitos mínimos na pré-matrícula estará desclassificado e será feita a convocação do suplente.

Processo seletivo de profissionais

As vagas a serem preenchidas segundo o edital são para professor, pedagogo, psicopedagogo, psicólogo escolar, orientador educacional, supervisor escolar, assistente técnico-pedagógico, bibliotecário e professor/gestor de informática. As inscrições são feitas neste site e o edital completo pode ser visto aqui.

Para os interessados, o link estará disponível a partir das 14h desta segunda-feira. Após o preenchimento da ficha de inscrição será gerada uma guia de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 150, que deverá ser paga em estabelecimento bancário ou casa lotérica.

A guia com autenticação bancária deve ser enviada para o endereço descrito no edital das 13h às 18h, do dia 2 de dezembro, conforme as orientações publicadas no documento.

Dentre os principais requisitos para inscrição estão:

  • ter a idade mínima de 18 anos;
  • possuir de diploma de graduação de nível superior, específico ao cargo em que pretende atuar;
  • ter sanidade mental e capacidade física;
  • estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino.
  • não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado.
  • Profissional não poderá se inscrever neste processo seletivo para vaga temporária quando tiver sido dispensado em contrato anterior, nos últimos três anos, em decorrência de processo administrativo disciplinar, e/ou por abandono ao serviço sem justificativa, quando decorridos mais de três dias consecutivos ou cinco dias intercalados de ausência.
  • Militares estaduais de Santa Catarina não poderão se inscreverem no edital.

Os requisitos, documentos e outros critérios de seleção necessários para cada vaga estão descritos no documento. A homologação dos candidatos será divulgada no site da PM em 6 de dezembro.

A classificação final se dará em ordem decrescente de pontos por cargo, resultante do somatório dos pontos obtidos na avaliação de títulos.

O resultado preliminar será divulgado em 19 de dezembro de 2019 e o definitivo em 8 de janeiro de 2020. As outras datas e processos podem ser conferidos no edital completo.

Previous
Next