Fascinado por Giuseppe Garibaldi, escritor inglês visita Laguna

De Nice à ilha de Caprera, os passos feitos pelo general Giuseppe Garibaldi durante os 74 anos que viveu, estão sendo revisitados pelo escritor inglês Gordon Pincott. Ele escolheu a trajetória do italiano para ser tema de seu primeiro livro com previsão para ser lançado no final de 2020.

Pincott teve seu primeiro contato com a história de Garibaldi há pouco mais de três anos, em Sardenha, na Itália. A partir daí começou a pesquisar sobre o general, que no Brasil, fez parte da Revolução Farroupilha (1835-1845). “Nos últimos três anos tenho passado por onde Garibaldi viveu e finalmente chegou a hora de vir à Laguna conhecer a cidade”, comenta o inglês, que fez um tour pelos pontos da cidade juliana relacionados com a história do italiano.

Ele esteve, nesta quinta-feira, 28, visitando a região da Barra, Centro Histórico, Morro da Glória, entre outros locais, acompanhado do diretor do Instituto CulturAnita, Adilcio Cadorin, e de Francisco Pacheco, que tem sido seu guia no Brasil, a pedido do Compêndio Garibaldino, da Itália.

“É uma cidade encantadora e com muita história. Dos lugares que visitei no Brasil é o que mais me chamou atenção”, comenta Pincott sobre a terra natal de Anita Garibaldi, esposa e companheira de luta de Giuseppe. A expectativa é que sua volta seja para apresentar o livro, e se depender de Pacheco, isso vai acontecer: “Nesse tour pela cidade o levei à Fonte da Carioca. E, se cumprir a tradição, ele vai voltar sempre”.

Além da terra de Anita, ele já esteve nas cidades gaúchas de Camaquã, Porto Alegre, Piratini, São Lourenço do Sul, e entre outras. Uruguai e Argentina também foram visitadas pelo inglês.

Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita/Agora Laguna

Notícias relacionadas

Previous
Next