Foto: Divulgação/Notisul
 

Quando se fala em Amazônia, a primeira lembrança que vem à mente é a floresta considerada o pulmão do mundo e que fica, sua maior parte, localizada no território brasileiro. No entanto, o Brasil também tem uma reserva natural hídrica que pode ser considerada equivalente à importante mata.

Essa ideia fez com que, em 2015, fosse criada uma lei que considera o mar brasileiro como a “Amazônia Azul”, termo criado pela Marinha do Brasil para divulgar a importância do recurso hídrico nacional. A data é uma referência à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, ocorrida em 16 de novembro de 1994.

Em Laguna, a Delegacia da Capitania dos Portos vai realizar neste sábado, 16, às 8h30, uma ação de limpeza na Prainha do Farol, em conjunto com os alunos do programa de Protetores Ambientais da Polícia Militar Ambiental.

Os marinheiros também vão promover a mesma ação na cidade de Balneário Rincão, na região carbonífera, às 14h, com apoio do Grupo de Escoteiros do Mar Acácia de Balneário Rincão. Segundo a organização militar, as comunidades locais são convidadas para participarem das ações e comemorarem a data.