Portal Agora Laguna completa 1 ano, com mais de 2,3 mil matérias

Há um ano, Laguna passou a ter um portal de notícias exclusivo com pautas da cidade que abordam política, esporte, segurança, saúde e acima de tudo os problemas pontuais vividos pelo cidadão, que passou a ter um novo canal para expor suas necessidades. Foi com esse objetivo que o Portal Agora Laguna foi idealizado.

“Tudo começou há cinco anos, quando vi a necessidade de termos em Laguna um meio de comunicação virtual para oferecer aos internautas um jornalismo de confiança e sério, focado nas coisas daqui. Por trabalhar em rádio há mais de 17 anos e receber muitas pautas, principalmente reclamações, vi que era hora de botar em prática um sonho antigo, que só consegui em 2018”, comenta o jornalista André Luiz, idealizador do projeto.

Mas como nada se faz sozinho, os resultados vieram instantaneamente, com a chegada de parceiros que abraçaram a ideia e foram peças fundamentais para tirar o projeto do papel. “Tudo hoje custa caro e não seria diferente ao botar o portal no ar. Desde a formatação da marca, registro da empresa e criação do site, tudo tem um custo. Por isso, contei com a força fundamental dos colegas Luis Cláudio Abreu e do fotógrafo Elvis Palma, que literalmente se jogaram de corpo e alma”, finaliza.

Atualmente, o Portal Agora Laguna tem em média entre 50 a 60 mil cliques mensais, de todas as partes do planeta. Já são mais de 2,3 matérias postadas, sem nunca ter ficado um único dia sem algum conteúdo inédito publicado. Nas redes sociais, são mais de 16 mil curtidas no Facebook e mais de 6 mil seguidores no Instagram, além de conteúdos em vídeos no canal do Youtube. De maneira inédita, levou aos internautas em som e imagem partidas do Campeonato Amador de Futebol de Laguna, com transmissões ao vivo pelo Facebook, algo nunca antes imaginado.

Referência em notícias da terra de Anita, o portal tem diariamente conteúdos compartilhados por outros canais regionais como Notisul, AHora, Engeplus, Sul InFoco, Infosul, G1 SC, etc, além das rádios e TVs que usam as matérias citando a fonte lagunense.

“Desde criança, duas coisas me fascinam e muito: a história e a notícia. Parte da essência do jornalismo é contar histórias de uma forma noticiosa, sejam elas boas ou ruins. Quando o André falou da ideia do Portal, pensei: ‘Olha, é um desafio interessante’. E como todo lagunense gosta de um bom desafio, aceitei, e hoje estamos aí, comemorando um ano de muita notícia, e já pensando nas próximas”, comenta o jornalista Luís Claudio Abreu.

Como toda notícia precisa de uma boa fonte, Elvis Palma, fotógrafo e uma das pessoas mais bem informadas da cidade, aceitou o desafio de imediato. “Agradeço o carinho e a confiança no meu trabalho, fruto do que conquistei nas publicações das minhas matérias, sempre com responsabilidade e respeito a quem me segue. O Portal Agora Laguna foi uma nova porta que se abriu dentro dessa mesma linha de responsabilidade, onde compartilho o que recebo de fatos, fotos e informações, e claro, com minha coluna semanal #SóAcho“, destaca Palma. Além da coluna #SóAcho, todas às segundas-feiras, o leitor confere dicas de segurança no espaço Prevenção em dicas, mantido em parceria com a Polícia Militar.

Nesse primeiro ano, além da comemoração das conquistas num espaço tão curto de tempo, a equipe destaca ainda as parcerias com órgãos públicos, como polícias e governo, além das entidades que passaram a ver no portal uma forma responsável e séria de acompanhar e compartilhar “tudo o que acontece na cidade, aqui”.

Novidades

Ao completar seu primeiro ano, o Portal apresenta aos seus leitores uma repaginada de leve no design do site, com navegação mais fácil, e apresentando a divisão por editorias: esporte, políticasegurança, cultura, e turismo.

Pescaria Brava ganha mais destaque nessa nova cara, assim como uma das seções preparadas pela equipe do Portal, que é a editoria: bairros. Ali, o leitor pode segmentar escolhendo seu bairro ou comunidade de preferência e sabendo o que de mais recente acontece na sua localidade.

As novidades, no entanto, começaram a surgir no site em julho e em agosto com a disponibilização de duas câmeras em tempo real: uma no Centro Histórico e outra na Praça do Villa. Os equipamentos foram colocados em parceria com a empresa de monitoramento Alta Voltagem, e em 2020 a ideia é ampliar o serviço e disponibilizar mais pontos ao público do site.

E até o final do ano, o Portal promete boas emoções ao seu público. Em dezembro, nos dias 7 e 14, os lagunenses podem anotar na agenda e acompanhar ao vivo pelo nosso Facebook, a transmissão do concerto de encerramento, do Coral Santo Antônio dos Anjos e do VIII In Concert Natalino, da Sociedade Musical Carlos Gomes.

Quem somos

André Luiz – 34 anos, jornalista e radialista na Rádio Difusora há 18 anos. Já atuou na Comunicação da prefeitura de Laguna e como colunista do Jornal de Laguna.

Luis Claudio Abreu – 19 anos, estudante de jornalismo e apaixonado por história. Atualmente é repórter da Rádio Difusora, assessor de comunicação social do CulturaAnita, tendo sido idealizador do Blog As Mil e Uma Histórias de Laguna.

Elvis Palma – 55 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã, na Rádio Difusora.

Carla Medeiros – 29 anos. Formada em radiologia, supervisora de qualidade de produtos de origem animal e indústria de pescados, esposa de André Luiz, é responsável pelas mídias sociais, seleção de pautas e parte administrativa do portal.

Evilym Cardoso – 20 anos. Estudante de Publicidade e Propaganda, é a ilustradora responsável pelas artes das colunas do Portal como #SóAcho e Prevenção em Dicas, e foi a desenhista do microfone, que integra a marca do site.

Como a cidade vê o Portal Agora Laguna

Capitão Aldo Carvalho da Rocha, delegado da Capitania dos Portos em Laguna:

Esta delegacia entende que o Portal Agora Laguna possui a missão de levar informação de qualidade em tempo real ao cidadão, divulgando assuntos referentes à Marinha do Brasil, principalmente em relação à segurança do tráfego aquaviário.

Vereador Cleosmar Fernandes (MDB), presidente da Câmara de Laguna:

O portal é importante para a cidade pelas informações postadas, é um veículo moderno, dinâmico, que traz as informações locais bem claras e rápidas, assim a gente pode saber o que acontece aqui em Laguna. É um veículo diferenciado, já que estávamos acostumados com os jornais; a maioria deles, semanais. E o portal traz esse dinamismo, um trabalho de jornalismo, sem ‘fake news’… Acho que é uma ferramenta moderna, compatível com os dias atuais, trazendo: agilidade, credibilidade, e além de tudo isso, tem o nome da nossa cidade!

Felipe Estevão (PSL), deputado estadual de SC:

É praticamente o único veículo midiático que leio de Laguna, sempre me atualizo das notícias da cidade com o Portal, ainda mais hoje com esse mundo digitalizado, onde tudo é na palma da mão através do smartphone… essa comunicação moderna, que tem sua importância, e eu acho que é o futuro. Pela praticidade, de estar sempre na palma da mão, sempre que preciso me atualizar estou acompanhando por ali. Parabéns!

Capitão Fernando Magoga, comandante da Polícia Militar Ambiental:

Em nome da Polícia Militar Ambiental de Laguna parabenizo o portal por esse um ano de atividades na região, colaborando com informações fidedignas e sempre muito rápidas e atualizadas. E continuem contando com apoio de nossa corporação nas matérias. 

Eduardo Ventura, jornalista e narrador esportivo da Rádio SC e Esporte de Primeira:

É um portal que veio para ficar, principalmente porque direciona as informações para Laguna, e atende a uma demanda que a região não tem, que é voltada à cidade. E Laguna está crescendo, tem as notícias políticas, policiais, esportivas… Por exemplo, eu uso para buscar informações de todo o tipo, e sempre tem uma coisa boa para publicar. E a cada dia, o portal vai crescendo, e segue de parabéns por esse trabalho de buscar informar o povo lagunense.

Tenente Henrique Schuelter Nunes, comandante do Corpo de Bombeiros de Laguna:

Quero desejar parabéns ao Agora Laguna por um ano de atividades. Em nome de todo o Corpo de Bombeiros Militar de Laguna, a gente enaltece o excelente trabalho feito pelo portal na divulgação de notícias e nessa função social que exerce em parceria com a corporação na divulgação de nossas atividades, e mensagens importantes que julgamos pertinentes a serem repassadas na questão da prevenção. O Portal Agora Laguna acaba sendo um excelente elo entre os bombeiros e a comunidade da região. Nós agradecemos a parceria e desejamos muito sucesso, e que o site continue crescendo cada vez mais e prosperando.

Jaílson Vieira, jornalista do Portal Notisul:

É ótimo. Para mim, é um dos melhores portais da região… E é uma rotina: de segunda a domingo, acompanho as notícias no site.

Jefferson Vitorino, comunicador da Rádio 102 e voluntário do Museu Ferroviário:

O portal é uma ferramenta importante para Laguna. Informando, cobrando, e noticiando tudo o que acontece de um jeito fácil e confiável.

Júlio Willemann (PSD), vice-prefeito de Laguna:

O Portal Agora Laguna, que completa um ano de atividade nas redes sociais, conquistou espaço de grande valor nas mídias sociais por divulgar notícias pontuais, sem rodeios e de modo imparcial, o que agrada sobremaneira os seguidores. Nossa consideração e respeito para a toda equipe desse notável canal de comunicação.

Advogando Leandro Schiefler Bento, presidente da OAB Laguna:

O Portal Agora Laguna é um importante instrumento de nossa cidade, pois cumpre seu papel fundamental de passar a informação clara, livre e imparcial, como todo meio de comunicação precisa ser. E isso é fundamental para o crescimento da sociedade e fortalecimento da democracia.

Letícia Rodrigues, jornalista da Comunicação da prefeitura de Laguna

Acompanho diariamente o Portal Agora Laguna, por ser um canal de informação sério, imparcial, com profissionais competentes e matérias bem escritas. Laguna estava precisando de um meio de comunicação que trabalhasse de forma mais ágil, com notícias factuais e com aprofundamento do assunto.

Lucas Vieira, jornalista-editor do Portal Infosul:

Sobre o Portal, poxa, as regiões só conheciam Laguna pelas festas. A cidade é mais que isso. E o site mostra exatamente esse outro lado. Sabíamos apenas o que queriam que soubéssemos, o Agora Laguna veio e mudou essa linha.

Manu Veiga, jornalista da UnisulTV:

Acompanho o portal diariamente, ainda mais que moro na cidade de Laguna (risos), e como uma boa lagunense, gosto de saber das notícias da minha cidade. Eu vejo a proposta do portal como: notícias colocadas de forma instantânea, mas ao mesmo tempo, com a veracidade e responsabilidade que tanto o nosso jornalismo diário precisa. Apesar de eu ser jornalista e trabalhar diariamente com a informação, falo como uma consumidora de notícias. Precisamos de mais espaços assim, instantâneos, mas responsáveis, como informação de verdade. Acho muito bacana a divulgação das campanhas solidárias, do espaço que é aberto também.

Paulo Cereja, comunicador da Rádio 103,1 FM Laguna:

Gratidão, essa é a palavra que define o nosso sentimento no aniversário de um ano do Portal Agora Laguna. Gratidão pelas informações diárias, pelo profissionalismo da equipe e pela imparcialidade no trato das notícias. Jornalismo competente e voltado diretamente aos acontecimento de nossa cidade e região. Obrigado e “vida longa” ao Portal.

Rafael Bicca, comunicador da Rádio Difusora 91,5 FM Laguna:

Realizar seus sonhos é muito difícil. Exige muito de você e dos que te cercam. Exige compreensão das limitações de tempo, recursos financeiros e humanos. Mas principalmente, exige escolhas. Você pode ter muitos sonhos e poderá realizar quase todos na vida. Mas há que se escolher a prioridade. Qual o primeiro? Como fazer dar certo e também do que abrir mão? O que deixar de lado? Admiro muito quem realiza seus sonhos profissionais porque é trabalhando que passamos a maior parte do tempo. Admiro quem faz bem feito. Quem usa o talento que tem com disciplina, abrindo mão de confraternizações, alegrias e convívios familiares, pequenas e grandes viagens. Abrindo mão muitas vezes do dinheiro mais fácil, do carro melhor, da reforma da casa ou até da casa nova. Sou admirador da equipe do Portal Agora Laguna porque vocês uniram talentos, gerações e personalidades muito diferentes. Esta união, ao invés de atritos, trouxe complementação. Ampliou as possibilidades. Graças a isto, a esta diversidade de talentos e estilos, vocês fazem um trabalho amplo e invejável. Estão presentes em no dia-a-dia e já são a referência da informação da cidade. Para saber se algo aconteceu mesmo, ou não, buscamos confirmação no portal. Me sinto feliz em testemunhar esta história sendo construída assim…. de perto! Parabéns!

Tenente-coronel Rogério Bartolamei, comandante da Polícia Militar de Laguna:

Parabenizo o Portal Agora Laguna por seu aniversário e pelo trabalho assertivo e ético realizado nas mídias sociais. Desenvolvido por uma equipe que busca levar as informações ao público de forma imparcial e dinâmica. A interatividade proposta pelas mídias demonstra a credibilidade e confiança depositadas pelos cidadãos na busca de informações e/ou esclarecimentos sobre fatos ocorridos na área de segurança em atos que competem a Polícia Militar.

Sidnei Silva, jornalista da Rádio Laguna Online e assessor de Comunicação da Câmara de Laguna:

Parabéns ao Portal Agora Laguna por este um ano de informação. Aos idealizadores, meus cumprimentos pois sei que fazer notícia, ou seja, transmitir fatos do cotidiano não é coisa muito fácil nos dias de hoje. Que o portal continue sendo está fonte de notícias e conhecimentos tanto para população, como para nós, colegas de profissão. Uma imprensa livre se caracteriza justamente pela forma como ela transmite a notícia com imparcialidade e respeito. Tenham deste jornalista, o carinho e principalmente o respeito e reconhecimento pelo trabalho que o portal faz diariamente para Laguna e região.

Wanderson Andrade, jornalista da Rádio Cidade, Tubarão:

O Portal Agora Laguna trouxe um diferencial que a cidade precisava. O dinamismo e velocidade das notícias com responsabilidade. É de extrema importância sabermos de tudo que acontece em Laguna, principalmente uma cidade histórica, turística e rica de conteúdo. Ainda mais sabendo que esse conteúdo é apurado por profissionais capacitados e que conhecem de perto a cidade juliana. Parabéns por esse um ano de serviço prestados à sociedade lagunense bem como toda a região, na qual já é reconhecido pelo belo trabalho, que venham muito mais anos de sucesso.

Notícias relacionadas

Previous
Next