Defesa Civil emite alerta para chuva e vento forte a partir de quinta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta terça-feira, 12, para a previsão de temporais e chuva volumosa com ventos a partir da madrugada desta quinta-feira, 14, em todas as regiões do estado.

De acordo com o órgão, o início da formação de um ciclone extratropical entre a noite de quarta e no decorrer de quinta-feira, configura uma condição de tempo adverso em todo o estado. No deslocamento deste sistema, há condições para vendavais, raios, granizo, alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, associada a chuva volumosa. A precipitação da início na porção oeste catarinense no final da noite de quarta-feira e se desloca para as demais áreas no decorrer da quinta. Na madrugada de sexta-feira, 15 a chuva começa a perder intensidade, porém ainda há condição para fortes rajadas de vento, principalmente nas áreas costeiras.

Em Laguna, nesta quarta-feira, 13, o dia será marcado pela presença de sol entre nuvens, com a temperatura máxima de 29 graus. Com o sistema de baixa pressão em deslocamento na região, a quinta-feira, será de mudança no clima, com tempo encoberto e chuva. A máxima não deve ultrapassar os 19 graus.

Vento forte e mar muito agitado a grosso com ressaca

De acordo com a Epagri/Ciram, teremos vento forte e persistente de 60 a 80 km/h na quinta e sexta-feira. Mar muito agitado a grosso com direção de onda de Leste (E) a Sudeste (SE) e picos de 3,0 a 4,5 m, mais altos na sexta-feira. Risco de ressaca, condição desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Veja os detalhes

Quarta-feira (13/11):
Tempo: condição de chuva fraca na madrugada, manhã e à noite na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e algumas nuvens e pancadas de chuva com temporais isolados na tarde e noite.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão entre o litoral do Uruguai e RS, influenciando SC. Convecção isolada à tarde.

Quinta-feira (14/11):
Tempo: instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, com acumulado significativo (Aviso Meteorológico), devido a um sistema de baixa pressão entre RS e SC. Risco de temporal localizado com ventania e granizo, especialmente na madrugada e manhã. No fim do dia, a instabilidade diminui.
Temperatura: amena devido à chuva.

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas.

Sexta-feira (15/11):
Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões, no decorrer do dia. Condição de pancadas isoladas de chuva, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, devido a umidade associada ao sistema de baixa pressão, próximo ao litoral de SC.
Temperatura: em elevação.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.

Sábado (16/11):
Tempo: seco e ensolarado em SC.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer no estado, com condição de geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Notícias relacionadas

Previous
Next