Monitoramento registra primeiro caso de golfinho-listrado morto em praia de Laguna

O primeiro caso de golfinho-listrado (Stenella coeruleoalba) morto em Laguna em quatro anos foi registrado na última quarta-feira, 23, na Praia do Ipuã, na região da ilha. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 28, pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

“Precisamos verificar o que levou o golfinho a perder a escore corporal. Foram coletadas todas as amostras possíveis para identificarmos as causas do quadro de desnutrição”, explica o veterinário Eduardo Macagnan. O animal não tinha marcas externas e seus órgãos estavam em bom estado, apenas apresentava estado de magreza.

O golfinho encontrado era uma fêmea de 2,18 metros de comprimento e aproximadamente 86 quilos. Amostras recolhidas serão encaminhadas para exames laboratoriais.

Segundo o PMP-BS, a espécie tem o nome popular de “listrado” devido aos riscos laterais e dorsais que vão do olho até as fendas genitais, em tons esbranquiçados e acinzentados. Não é considerada uma espécie ameaçada de extinção, porém é alvo de capturas propositais, pois os números populacionais vêm diminuindo.

Como acionar o PMP

Caso algum animal marinho vivo ou morto seja encontrado, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341. O acionamento permite o deslocamento de uma equipe de veterinários e pesquisadores ao local para resgate dos espécimes.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Notícias relacionadas

Previous
Next