Fim de semana de sol e temperatura de até 36°C, em Laguna

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O final de semana em Laguna promete ser de sol e forte calor na região por conta da presença de uma massa de ar seco influenciando Santa Catarina. De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, nesta sexta-feira, 11, o dia será marcado pela baixa umidade do ar, principalmente no período da tarde.

Já para este sábado, 12, seguem as altas temperaturas, com máximas de 36 graus na terra de Anita. No domingo, 13, o calor continua, mas a aproximação de uma frente fria vai trazer mudanças no tempo, com pancadas de chuva entre a tarde e noite na região. Há risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo.

A Defesa Civil do estado emitiu um alerta de atenção devido a baixa umidade do ar. Entre esta sexta e domingo, durante os horários mais quentes no período da tarde, serão registrados índices baixos, com valores entre 15 a 30 %, sendo que o ideal para a  a saúde humana é de pelo menos 60%.

A recomendação é evitar atividades físicas no período entre as 12h e 15h, ingerir bastante líquidos, frutas e vegetais, mantendo-se hidratado. Umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos. Limpar os olhos com algodão e água esterilizados para evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.

Confira os detalhes

Sexta-feira (11/10):
Tempo: sol e poucas nuvens em SC. Umidade relativa do ar baixa à tarde.
Temperatura: elevada, com máxima próxima e acima de 30°C no estado, chegando a 35/36°C no Oeste e Litoral Sul.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) influenciando SC.

Sábado (12/10):
Tempo: seco com sol e poucas nuvens. Umidade relativa do ar baixa à tarde.
Temperatura: elevada, com máxima acima de 30°C na maioria das regiões, chegando a 35°C e 38°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: alta pressão (massa de ar seco) influenciando SC.

Domingo (13/10):
Tempo: manhã de sol e muito calor em SC. No decorrer da tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva devido a aproximação de uma frente fria. Risco de temporais localizados com ventos fortes e granizo.
Temperatura: elevada, com máxima acima de 30°C, chegando a 35°C e 40°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. No fim do dia, temperatura em declínio.
Vento: nordeste/noroeste, passando a sudeste no oeste e sul do estado no fim do dia, fraco a moderado com rajadas.

Segunda-feira (14/10):
Tempo: instável com chuva e trovoadas no oeste e sul do estado, atingindo as demais regiões no decorrer do dia, devido ao deslocamento da frente fria e um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: em declínio devido a cobertura de nuvens e vento.
Vento: sul a sudeste, moderado com rajadas fortes.

Terça-feira (15/10):
Tempo: instável com variação de nuvens em SC, devido a um cavado. Do Planalto ao Litoral, condição de chuva a qualquer hora do dia. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura: mais amena devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste no Oeste e Meio-Oeste, e sudeste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas.

 

Notícias relacionadas

Previous
Next