Defesa Civil de SC alerta sobre fortes ventos para Laguna e região

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta na manhã desta quarta-feira, 30, para a previsão de temporais localizados com granizo em algumas regiões, além de vento de intensidade moderada, com rajadas acima de 60 km/h, para a região do litoral Sul para o início da tarde.

Ainda segundo órgão, a partir da manhã desta quinta-feira, 31, a passagem de uma frente fria oceânica combinada com a atuação de áreas de instabilidades e calor intenso favorecem a ocorrência de tempestades em todo o estado de Santa Catarina.

A previsão é de chuva de intensidade moderada a localmente forte, acompanhada de raios, ventos fortes e queda de granizo, iniciando nas áreas de divisa com o estado gaúcho e avançando ao longo do dia para as demais regiões. Destaca-se a ocorrência de rajadas de vento, de quadrante sul, podendo ultrapassar os 80 km/h entre o período da manhã e posteriormente a tarde, em todo estado catarinense.

Leia: Temporais podem retornar nesta quarta-feira

Temporais isolados

Na tarde desta quarta-feira, 30, a atuação de novas áreas de instabilidade combinadas com o calor intenso e aumento da umidade do ar devem favorecer temporais isolados principalmente nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis. A previsão é de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, ventos fortes e queda de granizo.  Apesar desta condição, algumas áreas podem passar sem o registro de temporal por ele ocorrer de forma isolada nestas regiões.

Calor intenso

Permanece para a tarde de quarta-feira, 30, a condição de temperaturas elevadas em todo o estado de Santa Catarina, com valores acima de 36°C nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Extremo Oeste e Oeste, devido os ventos quentes de quadrante norte.

Notícias relacionadas