Livro de crônicas ‘Laguna e eu’ será lançado no sábado

Inicialmente previsto para ser lançado em maio, tendo sido prejudicado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade naquele mês, o livro ‘Laguna e eu – História e sentimento’, do radialista e advogado Eraldo Silveira, que morreu em março deste ano, será apresentado ao público neste sábado, 28. A obra tem 146 páginas, ilustradas por Arthur Cook, que registram diversos acontecimentos e personagens da sociedade lagunense de outrora.

A publicação foi patrocinada pelo programa Althoff – Juntos pela Educação, criado pela rede de supermercados Althoff, de Criciúma, para enaltecer o trabalho de autores locais dos municípios onde a empresa atua e incentivar a educação literária, com a propagação da importância da leitura.

O livro do lagunense é o primeiro a ser lançado pelo selo e será distribuído gratuitamente à rede de ensino municipal e instituições que trabalhem com a educação.

Editado pela Insular, ‘Laguna e eu – História e Sentimento’ será lançado às 10h, do dia 28, no Supermercado Althoff de Laguna. Cada exemplar custa R$ 20,00, com renda revertida para a Apae.

Sobre o autor

Nascido em Laguna, Eraldo Silveira tinha 75 anos quando faleceu em Criciúma, onde residia, deixando os filhos Nalú, Fabrício (in memorian), Ilana, Juana Maria e Juliana Maria, e os netos Ana Sofia, Manoela, Ana Laura, Valentina, Arthur e Fabrício.

Segundo conta o jornalista Valmir Guedes Júnior, Silveira era irmão de Evilásio e João Carlos. O trio marcou época nos tempos de ouro do rádio de Laguna, com passagens entre as década de 50 e 70 pela Difusora e a extinta Garibaldi.

Silveira deixou Laguna na década de 1970, para cursar direito no Rio Grande do Sul, radicando-se depois na região carbonífera catarinense. Na terra natal auxiliou a edição d’O Camboim (jornal criado em 1972, aos moldes d’O Pasquim, do Rio de Janeiro) e do Semanário de Notícias, duas publicações jornalísticas que marcaram época na cidade.

Eraldo foi ainda funcionário da Câmara Municipal de Laguna nos anos 1960 e chegou a assumir por um tempo a cadeira de vereador, na ausência de outro nome conhecido do rádio, João Manoel Vicente. Amante da poesia, publicou junto da esposa Clélia Mara Fontanella, o livro ‘O Voo dos Pássaros’, em 1999.

Eraldo Silveira junto da esposa, Clélia – Foto: Acervo Família Silveira

Notícias relacionadas

Previous
Next