Grupo de mulheres inspiradas por Anita visita cidade natal da heroína

Inspiradas pelos feitos de Anita Garibaldi, meses atrás cerca de 30 mulheres se reuniram em Garopaba para criar um grupo em defesa da valorização da heroína. Neste fim de semana, elas vieram à Laguna para conhecer a cidade natal e passar por locais históricos, em que Anita também esteve.

“Isso nasceu em meu coração após uma ida rápida à Laguna. Senti o vento que Anita provou e que a levou a voar pelo mundo. Foi inspirador”, comenta a idealizadora do grupo, Ana Garcia, que se surpreendeu com a rápida adesão de outras mulheres à ideia do ‘Somos Todas Anita’. Elas chegaram a desfilar em Garopaba nas comemorações da Independência.

O coletivo vem estreitando laços com o Instituto CulturAnita. Semanas atrás, a instituição lagunense promoveu palestra na Câmara de Vereadores falando sobre a heroína e apresentando o projeto de criação de núcleos das Guardiãs de Anita.

“Elas estão analisando essa possibilidade. No momento há o grupo Somos Todas Anitas, que é uma forma de sentir-se como Anita, mas nós estamos propondo também a forma de agir como as Guardiãs, se comportando e valorizando a heroína”, comenta o diretor do instituto, Adílcio Cadorin.

O roteiro por Laguna incluiu visita à Casa de Anita, passagem pelo monumento erguido em homenagem à heroína, além de uma ida ao Morro da Gloria e à região da Barra, onde o casal Garibaldi se conheceu.

Foto: Andreia Noal/CulturAnita

Notícias relacionadas