Ilustração: Evilym Cardoso/Foto: Elvis Palma
 

Enquanto o número de mortes de crianças e adolescentes por acidentes domésticos diminui, aumentam os casos de sufocamento, principalmente de bebês com menos de um ano de idade.

Hoje vamos aprender como agir nesses casos emergenciais. Ao se deparar com uma situação do gênero, procure fazer o seguinte:

  • Coloque o bebê de bruços sobre um dos braços;
  • Encaixe o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
  • As pernas devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
  • Desça o braço cerca de 10 centímetros para o corpo ficar levemente inclinado;
  • Com a outra mão, dar leves tapas nas costas para desobstruir as vias aéreas;
  • O líquido deve sair pela boca e nariz.

🚨 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

🚔 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.