Ameaçadas de extinção, toninhas são encontradas enterradas na Praia do Sol

Cinco toninhas já sem vida foram encontradas por equipe de campo da Udesc de Laguna no começo da tarde desta quarta-feira, 9, na Praia do Sol. Os animais estavam enterrados.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que recolheu os animais após acionamento, informou no fim da tarde que as análises iniciais indicam morte por afogamento causada pelo fato de as toninhas terem ficado presas a uma rede de arrasto, usada no cerco para captura de corvina, onde dois barcos levam os cabos com a rede.

Informações recebidas pela reportagem do Portal Agora Laguna, indicam que ao menos uma das toninhas estava grávida e que elas podem ter sido enterradas ainda vivas. O PMP-BS confirmou os fatos.

Divulgação

Toninhas podem ser confundidas com botos

As toninhas são ameaçadas de extinção no Brasil e pela sua aparência podem ser facilmente confundidas com botos-pescadores. A espécie é considerada o menor golfinho de cetáceos.

Uma das principais causas de sua morte está na pesca acidental, quando elas não são o alvo da pescaria. Ao ficar presa em uma rede, não só as toninhas como também outros animais marinhos, não têm como respirar e acabam morrendo por afogamento.

Como acionar o PMP

Caso algum animal marinho vivo ou morto seja encontrado, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341. O acionamento permite o deslocamento de uma equipe de veterinários e pesquisadores ao local para resgate dos espécimes.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


Atualizado às 19h30.

Notícias relacionadas

Previous
Next