#SóAcho: Alguns pensamentos que pairam sobre a terrinha

ESGOTO NA LAGOA. Mais uma vez foi filmada uma saída de esgoto no Centro Histórico, que ficou visível com a maré baixa dos últimos dias. Essa desemboca bem nas docas entre a Capitania dos Portos e o Mercado Público municipal, destino final de tantos outros que tem o mesmo caminho. Triste, mas é a realidade.

O QUE FALAR DE UMA PESSOA que vem provocando a morte de vários gatos por envenenamento na Vila Vitória? Aos poucos essa pessoa, que está jogando esses venenos vai causando raiva a muitos moradores, que mantem agora seus animais presos em casa, pois se saírem não sabem como vão retornar. Os vídeos desses animais agonizando não tive coragem de postar pela imensa tristeza de ver a soe deles. Espero que a polícia encontre e puna dentro do que prevê a lei.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

CHEGOU O MÊS DE OUTUBRO e me veio uma lembrança da nossa Ponte Anita Garibaldi. No passado, era possível ver a parte iluminada de estais ficar da cor do mês: outubro rosa, novembro azul e por ai em diante. Hoje é um apagão de dar dó.

E O NOSSO HOSPITAL. Os atendimentos voltaram ao normal após o fim de uma curta greve. Políticos estão quietos nos últimos dias principalmente aqueles que andaram falando um pouco mais de suas possibilidades. Porém não podemos esquecer que em última nota divulgada pelo dr. Fernando Pache, ele fala em bom tom: “Infelizmente, deve-se frisar que não ocorrendo incrementos de novos recursos nas próximas semanas na ordem de aproximadamente R$ 300 mil mensais, em dezembro/2019 o Hospital de Laguna entrará em colapso financeiro e sua paralisação total será́ inevitável”. Ou seja, ainda se tem o risco do fechamento das portas.

ACESSO NORTE voltou a dar esperança a muitos em nossa cidade, a diferença agora, “além das promessas”, é a divulgação para conhecer a empresa que vai ficar responsável pelas obras. Será dia 7 de novembro deste ano. Se tudo der certo, falo se todo o processo licitatório correr normalmente, sem impugnações ou entraves burocráticos e administrativos, a expectativa é que a obra comece no ano de 2020.

#RAPIDINHAS: Já para o próximo ano estão surgindo nomes como pré candidatos ao cargo de prefeito(a) municipal da terra de Anita Garibaldi. Em algumas conversas, os pares até assustam principalmente por aquilo que apresentaram em um passado não muito distante. Mas como alguns falam que política é comparada à uma arte de engolir sapos, não duvido de mais nada. Até de uma nova heroína que vem sendo comparada à Anita.

QUASE CHEGANDO AO FINAL as obras do nosso Mercado Público Municipal. Orçada em R$ 5.667.898,74, vindos de recursos do BNDES, através da lei Rouanet, e do governo municipal, a revitalização está sendo concluída e o edital dos boxes deverá ser divulgado nas próximas semanas. Natal se aproxima e ver nosso mercado de portas abertas até o final do ano será um grande presente para Laguna.

CONSELHO TUTELAR. De maneira democrática, os habitantes de Laguna poderão eleger os novos membros do Conselho Tutelar. No total, cinco conselheiros mais votados terão mandatos de quatro anos e cinco para serão suplentes. Para participar do processo de escolha dos novos conselheiros, basta procurar um dos locais de votação abaixo com o título de eleitor e documento com foto. As seções são centralizadas em um único ponto, isto é, uma urna recebe votos de diversas comunidades. Importante! Serão cinco locais de votação:

  • Bananal – Escola Chiquinha Gomes de Carvalho;
    • Comunidades: Bananal, Figueira, Madre (Ribeirão), Morro Grande, Parobé, Ribeirão Pequeno e Ribeirão Grande.
  • Bentos – Escola Marilza Lory de Barros;
    • Comunidades: Bentos, Barranceira, Caputera, Estreito, Nova Fazenda, Perrixil e Praia do Sol.
  • Cabeçuda – CEI Pequeno Príncipe;
    • Comunidades: Cabeçuda, Portinho e Barbacena.
  • Centro – Sede da banda União dos Artistas;
    • Comunidades: Centro, Campo de Fora, Magalhães, Mar Grosso e Progresso.
  • Ponta da Barra – Escola Francisco Zezuíno Vieira;
    • Comunidades: Ponta da Barra, Campos Verdes, Canto da Lagoa, Cigana, Farol de Santa Marta e Passagem da Barra.
Divulgação

CUFA LAGUNA recebeu o prêmio do júri popular como melhor videoclipe no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). “Ore Kunhangue” foi uma produção junto aos indígenas do Morro dos Cavalos que fez parte do projeto. Parabéns, por mais essa conquista.

QUIETINHOS, mas não invisíveis, alguns grupos organizados – uns mais e outros nem tanto – vêm mostrando aquela vontade de fazer diferente principalmente para o cargo majoritário na cidade juliana. Uma coisa é certa: está tudo misturado, os novos com os velhos e o que vai sair desse caldeirão ainda não se sabe.

SEGURANÇA. Em cerimônia hoje, 4, no 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Laguna, recebeu cinco novos armamentos. Na oportunidade, ainda foram premiados policiais que se destacaram no Programa de Valorização e Reconhecimento do Mérito Policial Militar (Valorem). Durante o evento, alunos do Projeto ‘Estudante Cidadão’ da escola Almirante Lamego receberam medalhes de destaque e fizeram uma apresentação. #sóacho.


ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next