Prevenção em dicas: Segurança das mulheres em transporte particular

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte

A popularização dos aplicativos de transporte compartilhado, as chamadas ‘caronas pagas’, mudou a maneira como muitos se locomovem pela cidade. Se antes pegar um táxi era uma missão um pouco mais morosa e cara, hoje diversos aplicativos dispõem do serviço de forma simplificada e com tarifas mais atrativas.

Em contrapartida, com a grande adesão popular, os problemas decorrentes destes aplicativos começam a surgir. O principal deles: a segurança.

Na coluna de hoje, dicas para as mulheres. Saiba como se prevenir quando pegar táxi ou outros aplicativos de transporte:

  • Sempre avise alguém da sua família ou amigo chegado;
  • Compartilhe ou faça parecer que a viagem está sendo compartilhada;
  • Sente-se atrás do banco do motorista onde não tenha visão de você;
  • Coloque o celular para despertar de três em três minutos. Sempre que despertar, atenda como se fosse alguém da família;
  • Fale a marca, cor, placa e outras informações do carro e informe quantos minutos faltam para chegar;
  • Não beba água e nem aceite bombom;
  • Compartilhe a localização em tempo real pelo Whatsapp;
  • Passageiros ou motoristas vítimas de quaisquer crimes, podem se socorrer de todos os órgãos pertinentes, no caso, sendo relação de consumo podem procurar OAB, Procon, Ministério Público, Delegacia de Polícia e o Poder Judiciário.
    • No caso de ingressar com ação judicial esta deverá ser patrocinada por um advogado particular ou por um defensor público para os que não tiverem condições de custear honorários profissionais.

 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

IMPORTANTE: Salve os contatos de segurança com o “aaa” (exemplo: aaa Polícia Militar) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next