Prevenção em dicas: Funções das forças de segurança – parte 02

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte

Na semana passada, apresentamos os ‘tipos de polícia’ aqui na coluna. Hoje, vamos falar sobre outras duas forças de segurança muito importantes no nosso cotidiano.

  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): atendem ocorrências relacionadas a saúde, tais como: Dores no peito, situações de intoxicação e envenenamento, queimaduras graves, trabalhos de parto com risco de morte, problemas respiratórios graves, crises convulsivas, acidentes graves, tentativas de suicídio, perda de consciência, sangramentos e hemorragias;
  • Corpo de Bombeiros Militar (CBM): as ocorrências atendidas pelo corpo de Bombeiros são aquelas relacionadas com incêndio, acidentes de trânsito, Agressões e ferimentos com trauma, choques elétricos, engasgamento, pessoas inconscientes, pessoas perdidas em matas, salvamento aquático, desabamentos e deslizamentos de terras, enchentes e inundações, animais que oferecem risco iminente, acidente com produtos perigosos, vazamentos de gás, resgate em altura e espaço confinado e nas tentativas de suicídio.

☎ Telefones

Salve os telefones de emergência das forças de segurança em seu telefone para que numa hora de emergência você tenha eles sempre à mão:

  • 192 – Samu
  • 193 – Corpo de Bombeiros Militar;

As ligações são gratuitas. E lembrando: trote é crime.

DICASalve os contatos com o “aaa” (exemplo: aaa Bombeiros) antes do nome, para que eles fiquem sempre à frente dos outros números salvos e sejam o primeiro telefone de sua agenda.

 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

 Rede de Vizinhos

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next