Memorial Tordesilhas é alvo de arrombamento

O Memorial Tordesilhas, antiga sede da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), foi alvo de arrombamento entre a noite de quinta-feira, 19, e o amanhecer desta sexta-feira, 20. A informação foi confirmada pela reportagem junto ao órgão municipal, que segue como responsável pela manutenção do edifício.

Ao Portal Agora Laguna, a presidente da FLC, Mirela Honorato, disse que o prédio foi invadido por um portão de acesso e que foi tentado levar disjuntores e fios elétricos do local. “Acionamos a segurança terceirizada e estamos providenciando reforço da segurança das portas. O levantamento dos danos já foi feito”, disse.

A Polícia Militar foi acionada para o registro de um boletim de ocorrência. A reportagem acompanhou parte da movimentação de funcionários da fundação, após a invasão ter sido notada, por volta das 16h30, desta sexta. Os servidores vistoriam o prédio diariamente.

Portal constatou, também, que a edificação apresenta danos visíveis em sua cobertura. “Deve sair em breve a licitação para contratação do projeto de restauro da cobertura, da instalação elétrica, das vigas metálicas estruturais e da pintura da edificação”, explica Mirela.

Em abril, a Defesa Civil interditou o prédio que já estava desocupado desde dezembro de 2018, quando um princípio de incêndio inviabilizou o uso da energia ali. O órgão apontou que as vigas de sustentação de parte do edifício apresentavam corrosão.

Foto: Portal Agora Laguna

Notícias relacionadas