Duas toneladas de lixo são retiradas de praias e lagoas de Laguna em megamutirão

Pela primeira vez, Laguna recebeu uma grande ação coletiva de limpeza de 11 praias e beira de lagoas, neste sábado, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias. O Brasil e o mundo inteiro estiveram unidos nesta ação, conhecida como World Cleanup Day.

De acordo com o Notisul, ao todo foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos nas seguintes praias: Mar Grosso, Portinho, Arrebentão, Praia da Tereza, do Gi, Praia do Sol, Centro Histórico, Molhes da Barra, Lagoa do Noca, Lagoa da Cigana e Praia do Iró. Itens de plástico, bitucas de cigarro e restos de rede de pesca predominam o tipo de lixo mais encontrado.

Na comunidade da Cigana, região do Farol de Santa Marta, o mutirão ainda não acabou e continuará nos próximos dias. Desde a semana passada, através da iniciativa privada, está sendo realizada a limpeza de áreas públicas, resultando em mais de cinco caçambas de resíduos.

No sábado, no canto Sul da Lagoa da Cigana, voluntários, moradores e a equipe da ONG Eco Local, recolheram cerca de 200 quilos de resíduos num mutirão de limpeza das margens da lagoa. Predominaram sacolas plásticas, embalagens de plástico duro, garrafas, latas, vidros e tecidos. Todo material recolhido foi encaminhado para reciclagem pela Ong Eco Local, que será transformado em lixeiras pela empresa Carbo Brasil, e doadas para escola municipal Vereador Jurandir Pereira dos Santos.

Aliadas ao mutirão de limpeza que vem acontecendo durante desde a semana passada e segue até a próxima sexta-feira, outras ações de educação ambiental são destaques da iniciativa.

Nos últimos dias, a equipe da Eco Local realizou palestras com os alunos da escola Vereador Jurandir Pereira dos Santos, com os operários do loteamento Portal do Farol e também no projeto social de Jiu Jitsu da localidade. Ambos, receberam doações de lixeiras, feitas da reciclagem de resíduos recolhidos em mutirões de limpeza de praia.

A iniciativa é promovida pelo Loteamento Portal do Farol; Alsus Urbanizadora; Cadorin Empreendimentos; Eco Local Brasil; Instituto Australis; RLJ Soluções Ambientais; Ambiens Consultoria; residentes e turistas da Cigana.

Todos os resíduos retirados do bairro estão passando pelos ritos ambientais legais, com locação de caçamba e certidão de destinação final.

Áreas próximas a lagoas concentram descarte irregular de resíduos

A maior quantidade de resíduos encontrados nesta região da Cigana, localizada entre a lagoa e o mar, foram  pneus, latas de óleo, colchões, sofás, redes de pesca, resto de obra, forro de PVC, latas de tinta, gaiolas, vasos sanitários, arames, telas, pias, carrinhos de mão, garrafas e pedaços de móveis. Grande parte desse lixo veio de despejos irregulares em áreas públicas.

A mesma realidade foi encontrada no bairro Portinho, próximo a lagoa. Restos de construção civil e descarte irregular de móveis e eletrodomésticos sem utilidade foram encontrados em grande quantidade pelo grupo de voluntários responsável por esse trecho.

Novas árvores
Cabe destacar que sábado, dia 21, foi também o Dia Nacional da Árvore. O grupo de voluntários realizou o plantio de mudas de árvores nativas nas margens da Lagoa da Cigana.

Quem realizou o mutirão de limpeza nas praias:
A ação nas onze praias foi coordenada pelo Instituto Ambiental Boto Flipper, em parceria com organizadores por trechos de praia, entre eles: o site Lagunambiental, Polícia Ambiental, Projeto de Monitoramento de Praias (PMP/Udesc), Marinha do Brasil, Flama, prefeitura de Laguna, Eco Local, Carbo Brasil, Associação de Surfe de Laguna, Associação de Surfe do Farol de Santa Marta, Epagri, Portal do Farol, Ecosurf, Amprasol, Rede de Vizinhos.

Notícias relacionadas

Previous
Next