Fechado para visitação, Museu Histórico deve passar por manutenção estrutural

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Desde o dia 30 de agosto, com a reabertura da Casa de Anita à população, o Museu Histórico Anita Garibaldi está fechado para visitantes. Funcionários da Fundação Lagunense de Cultura (FLC) estão trabalhando na organização do acervo que será guardado, pois o local passará por reforma estrutural.

A expectativa da fundação é de que o museu seja reaberto até a Primavera dos Museus de 2020, evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre geralmente no início da primavera, em setembro.

Veja também: Museu Anita Garibaldi é o único regularizado após força-tarefa do MPSC

“Toda vez que uma instituição cultural passa por obras ou revitalizações nós precisamos fechar para fazer esse trâmite de trabalho interno. O Museu Histórico Anita Garibaldi precisa de uma manutenção na sua edificação. O restauro é mais recente, mas precisamos fazer manutenção no telhado, nas portas e janelas, reboco, piso, enfim, uma série de questões para fazer com que a casa dure muitos anos a mais”, explica a presidente da FLC, Mirella Honorato.

A exemplo da Casa de Anita, que deixou de ser um relicário histórico para se tornar um espaço dedicado à heroína, o museu Anita Garibaldi deverá sofrer alteração na exposição museográfica. Para a guia de turismo Tatiana Iarrocheski Haubrich, presidente da associação que representa os profissionais no ramo na cidade, a edificação é parte de um roteiro turístico um tanto quanto obrigatório para quem visita Laguna.

“Hoje [o prédio] como museu conta a história em geral da nossa cidade, desde os sambaquieiros, passando pelo império, tempo dos escravos… São histórias que retratam a cidade como era antigamente. É um museu de grande importância para nós”, avalia.

O acervo do local é composto por itens que contam a história e a vida social de Laguna, passando de utensílios domésticos de diversas épocas, indo até à gaita e os discos gravados pelo artista imaruiense Pedro Raymundo, que morou na década de 1920 na cidade e gravou Saudades de Laguna.

Previous
Next