Previous
Next

Prevenção em dicas: Passagem de veículos de emergência, o que fazer

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte

Em novembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros catarinense, em conjunto com Samu e SC Transplantes, iniciaram uma campanha de conscientização sobre a passagem dos veículos de emergência no trânsito.

Esse é o tema da coluna Prevenção em Dicas. Confira algumas orientações para aplicar em seu dia a dia no trânsito:

  • Veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação;
  • Veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente;
  • Quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;
  • Os pedestres, ao ouvir o alarme sonoro, deverão aguardar na calçada, só atravessando a via quando o veículo já tiver passado pelo local;
  • O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência;
  • A prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para que sua vida seja mais tranquila e equilibrada, respeite as regras, normas e acordos sociais. A vida é o bem mais precioso que tempo: preserve-a, lembrando sempre que: a prevenção custa mais barato que remediação.

⚖ Está na lei

No artigo 29 do CTB, há regulamentação para os veículos ditos de emergências, que são as viaturas policiais, dos bombeiros e ambulâncias do SAMU ou de hospitais.

 Rede de Vizinhos

Estamos expandindo a rede para Pescaria Brava. A primeira reunião de implantação do programa na cidade vizinha acontece hoje, 12, às 18h, no bairro Barreiros.

Amanhã, terça-feira, 13, o encontro é com a Rede de Vizinhos do Campo de Fora. Vamos discutir a implantação de células, ingresso de novas pessoas ao grupo e terá palestra sobre segurança residencial.

Se você não faz parte de um grupo de Rede de Vizinhos, entre em contato conosco no quartel da PM, na Rua Saul Ulysséa, nº 200, no bairro Mar Grosso, de segunda a sexta-feira, ou converse com um policial militar da cidade.

 Emergências

Caso sinta ou perceba algo estranho, chame imediatamente a Polícia Militar pelo canal de emergências 190.

Polícia Militar de Santa Catarina – Presentes e protegendo!


EVANDRO DOS PASSOS FARIAS, é policial militar desde 2003. Formado em Engenharia de Pesca (Udesc) e especialista em Gestão e Planejamento de Cidades (Unica). É integrante da Rede de Produção Científica da PM-SC e gerencia o programa Rede de Vizinhos no 28º Batalhão de PM de Laguna.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next