Autoridades italianas destacam figura e importância de Anita Garibaldi

As comemorações dos 200 anos de Anita Garibaldi em 2021 serão realizadas em mais três países, além do Brasil. Uma dessas nações, a Itália, que tem grande relação com a história da heroína lagunense, prepara inúmeras ações para a data.

Os representantes das “cidades garibaldinas”, localizadas na região da Emília-Romagna, foram apresentados em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 28, no Centro Administrativo Tordesilhas. Em suas manifestações, as autoridades destacaram a figura de Anita Garibaldi.

Para o historiador e diretor do museu italiano Renzi, Andrea Antonioli, a memória da filha mais ilustre da cidade juliana é o principal motivo para o surgimento do projeto Due mundi e una rosa per Anita (Dois mundos e uma rosa por Anita). “Muitas cidades italianas já aderiram ao projeto e estamos encontrando aqui uma grande participação e receptividade”, comentou ao Portal Agora Laguna.

“Estamos preparando diversos eventos e espetáculos em especial na região de Ravenna, onde Anita morreu e sempre acontecem menções. Também plantamos a Rosa de Anita em cada uma das cidades da Emília-Romagna”, finaliza.

Antes de Laguna, a comitiva italiana passou pela cidade de Lages, na serra catarinense. “Este é um projeto muito bonito e muito grande e temos bastante trabalho pela frente. Tenho a certeza que vamos ter um belíssimo desempenho”, define a síndica (cargo equivalente ao de prefeita) de Verucchio, Stefania Sabba, ao afirmar que isso será uma iniciativa de aproximação e recuperação de valores.

As autoridades ficarão na cidade até o fim do mês e devem participar dos atos de plantio da rosa e da reinauguração da Casa de Anita, assim como do espetáculo teatral organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Foto: Elvis Palma /Agora Laguna

‘Oportunidade ímpar’

Na avaliação do ex-prefeito e diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adílcio Cadorin, os 200 anos de Anita é uma iniciativa que marca o início de um trabalho perpétuo a ser desenvolvido pela cidade juliana.

“É uma oportunidade ímpar de Laguna estar retomando o turismo que muitas cidades querem ter e não tem”, pontua. “Essa é uma porta [que se abre] para colocarmos Santa Catarina na rota do turismo, principalmente na Itália. Uma grande oportunidade de negócios bilaterais, tanto para nós quanto para eles”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Evandro Flora.