Foto: Alex Jardim/divulgação
 

A paixão por fotografia surgiu em 2015, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, após realizar o primeiro curso na área e atuar como segunda fotógrafa em casamentos e aniversários. De lá pra cá o interesse só cresceu, o que fez com a lagunense Tatiana Mauricio Vieira Cardoso, 34 anos, se especializasse em fotografia de parto.

Documentar através da emoção e olhar de um profissional cada instante durante o parto fez com que a fotógrafa tomasse gosto por essa área. “Procuro captar toda a sensibilidade que o momento proporciona”, comenta.

Foto: Tatiana Cardoso/Divulgação

Atualmente residindo na cidade de Resende, no Rio de Janeiro, Tatiana é formada como Técnica em Segurança do Trabalho, casada e mãe de dois filhos e precisou deixar Laguna por conta do trabalho de seu pai, porém, a família materna ainda mora na terra de Anita, nos bairros Progresso e Barbacena.

“Vim morar com meu marido e filhos no Rio, onde pude realizar outros cursos, sempre registrando gestantes, aniversários e casamento. Em 2017, fiz meu primeiro registro de parto e me apaixonei pelo nascimento dos pequenos, quando decidi especializar-me na área, realizando mais cursos específicos de fotografia de parto”.

Após conselhos de amigos e outros profissionais ela decidiu enviar algumas fotos para o AFNS Awards, um concurso internacional para fotógrafos nas áreas de recém-nascidos, maternidade e parto. As fotos foram avaliadas quanto a ideia, composição, design e qualidade, por um júri composto por fotógrafos renomados de diversas nacionalidades, como brasileiros, norte-americanos e europeus. Centenas de fotos foram enviadas para avaliação, sendo escolhidas 88 fotografias vencedoras e uma das fotos de Tatiana estava entre as vencedoras.

Foto: Tatiana Cardoso/Divulgação