Dentistas fazem manifestação e coleta de assinaturas de apoio à classe, no Centro

Os profissionais de odontologia da rede municipal de saúde fizeram manifestação na manhã deste sábado, 10, na Praça Paulo Carneiro, Centro Histórico, onde reforçaram o pedido pela valorização da classe, responsável pelos atendimentos da saúde bucal na cidade. O protesto aconteceu de maneira pacífica, com distribuição de panfletos, explicações e coleta de assinaturas de apoio sobre o movimento grevista.

A classe está desde maio em estado de greve declarado. Inicialmente, o movimento teria sido deflagrado em 19 de junho, mas foi postergado por conta de insegurança jurídica. Conforme apurou a reportagem, os profissionais foram orientados a seguirem com o atendimento normal, para não deixarem a população desassistida, porém, estariam autorizados a parar por meio período no dia de trabalho.

“Estamos em uma campanha voluntária para a melhoria da saúde bucal do município e valorização profissional, estamos distribuindo nossos pedidos e fazendo coleta de assinaturas para um abaixo-assinado, para que possamos levar de forma burocrática para o prefeito, assessores e secretária de Saúde. Nossa manifestação é persistente, vai ter continuidade até que haja um contato e uma troca de pedido das nossas lutas que persistem desde 2006”, explica a dentista Eloísa Piazza Branco, uma das integrantes do movimento.

Os profissionais da rede municipal estão há pelo menos 13 anos cobrando melhorias para classe. Atualmente, as reivindicações feitas são: o aumento de exames solicitados e número de unidades básicas de saúde com atendimento odontológico; valorização da classe, para que possa diminuir a rotatividade dos dentistas e auxiliares; plano de cargos e salários, com a devolução de gratificações perdidas, igualdade de salários-base e reparação dos vencimentos das auxiliares de consultório.

De acordo com a classe, até o momento não houve procura por parte da administração municipal, que tem sido contatada pelos odontólogos para que aconteça a discussão dos pedido feitos. “O único retorno que tivemos foi do pessoal da comissão de saúde, uma conversa muito curta, e não houve mais nada além disso”, pontua a dentista.

Contraponto

Portal Agora Laguna tenta contato com a Secretaria de Saúde para obter posicionamento sobre o movimento grevista. Até a publicação do texto, ainda não havíamos recebido retorno.

Previous
Next