Órgãos fazem fiscalização após vídeo mostrar sangue sendo despejado em lagoa

Órgãos de fiscalização do município realizaram na manhã desta quinta-feira, 08, uma vistoria a estabelecimentos funerários localizados às margens da Lagoa Santo Antônio dos Anjos. A operação acontece após a divulgação de um vídeo de um líquido avermelhado, semelhante a sangue, despejado na lagoa ter viralizado nas redes sociais na noite anterior.

Técnicos aplicaram reagentes químicos na tubulação e detectaram que uma das saídas de um dos locais está vertendo na lagoa. O Instituto Geral de Perícias (IGP), foi acionado e deve recolher amostras do material para análise.

Foto: Agora Laguna

Segundo apurou a reportagem do Portal Agora Laguna, funerária e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) podem sofrer sanções administrativas e penais por conta da ligação detectada. O caso será encaminhado ao Ministério Público, após um laudo oficial ser emitido pelos órgãos ambientais.

Por telefone, o chefe da agência da Casan local, Giovani Pickler, afirmou que “tudo leva a crer ser realmente sangue, desembocando em uma tubulação antiga da prefeitura, hoje utilizada para descarte pela companhia”.

Segundo Pickler, essa tubulação já é obsoleta e funciona como um emissário, sendo necessário fossa, filtro e sumidouro. “Estamos aguardando um laudo da Flama , mas adiantamos que jamais poderia ser descartado esse material na rede”, finaliza Giovani.

A casa funerária onde ocorreu a fiscalização deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto após o término da fiscalização. A ação teve apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Polícia Militar Ambiental, e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama).