Ilustração: Evilym Cardoso, sobre foto de Elvis Palma
 

MINHA LAGUNA COM 343 ANOS. Eu vou contar a tua história e claro os teus feitos de glória que ofertaste ao Brasil e ao mundo. E também, minha Laguna, falarei das tuas belezas sem par, do teu céu e do teu mar e de tuas praias sem fim.

Vamos falar do teu povo. Ah! Esse teu povo, que adora o que é novo e que não mata o passado – mas as vezes esquece. É bom lembrar o valor desta gente, que fez uma canção dolente em tua homenagem, e, orgulhosamente te ofertou.

Laguna amada, sob este céu que é tão azul, não esqueçamos que foi de onde a pátria deslumbrada deu a grande caminhada em direção ao Sul. Nossa Laguna, parabéns nesta data querida em que completas 343 anos de história e vida.

Foto: Arquivo Pessoal

HOMENAGENS MUNICIPAIS I: ao fundador da cidade, Domingos de Brito Peixoto, com colocação de uma corbélia aos pés do monumento. Na Praça Paulo Carneiro, teve assinatura dos termos de fomentos com as organizações da sociedade civil que tiveram seus projetos aprovados pelo edital 001/2019 do FIA.

HOMENAGENS MUNICIPAIS II: deu uma ciumeira (será?) a entrega do certificado ‘Amigo de Laguna’, para entidades e personalidades em reconhecimento às suas relevantes ações em prol do município. Doa a quem doer, fui e fiz questão de receber o meu (foto).

EM DESTAQUE a lagunense Angélica Rosa de Jesus (foto), de 12 anos de idade, que ganhou um campeonato de jiu-jítsu na cidade de Tubarão contra uma adversária de 24 anos. Parabéns pela dedicação do professor Eduardo Rodrigues, por esse projeto gratuitamente para as crianças de Laguna, na comunidade da Cigana, que possibilitou essa conquista.

Angélica (1ª da direita) com a medalha – Foto: Reprodução

CHAMOU A ATENÇÃO pelo cheiro e pela coloração: novamente deu esgoto na Praia do Mar Grosso. Segundo o gerente da Casan, Giovani Pickler, nas redes sociais, esse problema não é de responsabilidade da companhia. No local, passa uma drenagem pluvial onde muitos ainda insistem em jogar esgoto clandestino. A fiscalização ali tem que continuar. Acho que com a temporada se aproximando, ainda não vamos ver esse problema resolvido. Resta esperar para que a força tarefa recupere suas forças.

CHAMOU A ATENÇÃO II. Foi grande a quantidade de lixo encontrada nos tubos próximo ao emissário do Mar Grosso, onde aconteceu o vazamento. Muita areia, plásticos e outros tipos de entulhos que foram descartados de forma errada na rua, indo parar nas bocas de lobo e provocando o entupimento da tubulação. Esse é um trabalho de longo tempo e que não pode perder a força. Falo da “força tarefa” criada para combater, entre outros problemas, as ligações clandestinas. É bom lembrar que a temporada já está se aproximando.

Foto: Divulgação/PMA

NOVAMENTE VAMOS FALAR DOS BOTOS. Infelizmente temos que continuar batendo na mesma tecla, pois enquanto outro boto era encontrado morto em nossas praias, a Polícia Militar Ambiental divulgava em suas redes sociais, vídeos e fotos de redes clandestinas atravessadas de ponta a ponta no Rio Tubarão e Lagoa Santo Antônio dos Anjos. A Capital Nacional do Boto-Pescador ainda luta para manter a espécie viva em nossa cidade, porém, na minha opinião, algo sério tem que ser feito. Reuniões, audiências… têm que mostrar resultados. De blá blá blá, estamos cheios.

CENTRO DE BEM ESTAR ANIMAL foi inaugurado contemplando uma reivindicação da população da cidade de Imbituba. Para o prefeito Rosenvaldo Junior (PT), não será um depósito de animais, como já se tentou fazer no passado. Esse órgão será o primeiro centro de bem-estar animal, com esterilização, colocação de chips e onde se buscará a solução para um problema criado ao longo dos anos, com o abandono de animais nas ruas no município. Bem que poderíamos copiar essa ideia dos vizinhos. Uma visita seria de bom tamanho.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

IMPRENSA CATHARINENSE. Na semana que passou, nada mais justo que reverenciarmos a figura que ficou marcada na história como o grande idealizador da imprensa de Santa Catarina: Jerônimo Coelho, que também fundou a maçonaria e por isso foi homenageado em nossa cidade por esses dois seguimentos.

Foi uma cerimônia que acompanhamos mais uma vez, estava bem organizada e conduzida pelo jornalista Márcio Carneiro, esposa Jadna e filha Letícia. Essa é a Laguna que eu quero, a que adora o que é novo e não esquece do seu passado.

AS ABORDAGENS AOS VÉICULOS quando estacionam no Centro Histórico, novamente, recebem muitas reclamações. Na praça da matriz e em frente às docas são os pontos mais críticos, onde essas pessoas – na maioria das vezes – apresentam comportamento bastante desagradável para os motoristas que deixam os seus carros ali.

Entre essas pessoas, alguns abordam embriagados e em tom de ameaça. Se acham donos do local, chegando até a controlar os avisos colocados pelos agentes do estacionamento rotativo. Quem sabe essas pessoas possam ser treinadas, identificadas, de forma a garantir um bom atendimento aos lagunenses e turistas.

Não foi pra isso que votei. Laguna precisa muito de uma renovação política, mas uma que seja séria, honesta e com princípios. Fora isso, continua na mesma ou vai piorar.

— A OPINIÃO é do popular cabo Evandro Farias, ao falar sobre as movimentações sobre a administração do Terminal Pesqueiro de Laguna. A fala foi postada em seu Facebook, e nós registramos acima. 

VAI SE ACOSTUMANDO. Se em outros momentos, a acirrada disputa eleitoral municipal foi complicada, nos bastidores o ano de 2020 promete muito mais. Falta um ano para as eleições e o que mais se observa é “campanha” das diversas e variadas formas. Candidato não vai faltar, é uma questão de escolha e de uma boa escolha. #sóacho.


ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.