Previous
Next

#SóAcho: Não devemos esquecer dos nossos botos

Ilustração: Evilym Lima/Editoria de arte/Agora Laguna

SEMANA COMEÇA na segunda feira e claro sempre com novidades. Na página oficial do município tem a informação de “que o pôr do sol no Centro Histórico nunca mais será o mesmo, depois da inauguração do Mercado Público revitalizado”, prevista para dia 6 de dezembro. A curiosidade de muitos que ainda aguardam o abrir das portas é imensa, afinal todos esperam que com a reabertura esse local possa ser um dos mais visitados no Centro. Essa reforma/restauro se arrasta por anos e a notícia da reabertura certamente ficará marcada no coração dos lagunenses.

#RAPIDINHAS: Sempre escutei um dito popular que diz: “Boca fechada não entra mosca”. Alguns estão se tornando campeões em pérolas que mechem com o brio popular. Acho que ainda não têm noção do peso que o cargo qual ocupam exige. Incluindo respeito e entendimento entre tantas outras “obrigações”.

#PENSANDO ALTO: Bom da fotografia é que se pode comparar o antes e o depois de certos momentos. Quando esses períodos de comparação estão separados por um, dois, três, ou quatro anos tudo fica mais interessante. Nesses períodos observamos como o ser humano é capaz de mudar sua forma de ser, de pensar e de agir. São muitos os observadores políticos por trás da cerca com o objetivo único de cuidar, escutar e observar e também denegrir a vida alheia. Acho que nesse mundo digital só vai ser enganado, “novamente”, quem assim quiser. Tenho dito.

NOSSOS BOTOS – SEGUEM OS PROBLEMAS. Ganhamos o título de Capital Nacional dos Botos-pescadores após aprovação no Senado em lei sancionada pelo presidente interino Michel Temer e publicada no Diário Oficial, no ano de 2016. A intenção de dar à cidade de Laguna o título é não apenas divulgar essa forma peculiar de cooperação entre golfinhos e pescadores, mas também chamar a atenção para a necessidade de conservar os ecossistemas da região e principalmente a espécie…

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

…Problema é quando se recebe um alerta de um boto em situação de perigo ou necessitando de ajuda, ai começa o vai e vem de informações em busca de quem realmente possa ajudar. Isso bate no baixo efetivo e sem uma guarnição especial para atender esses casos…

…Sabemos que o complexo lagunar e a área atendida pela Policia Militar Ambiental de Laguna são muito extensos. Fazer audiências e expor os problemas que já é de conhecimento de muitos é simples, agora resolver é que fica complicado. Não podemos nem devemos esquecer que a pesca com auxílio dos botos recebeu certificado de Patrimônio Cultural Imaterial catarinense. Só isso já bastaria para que algo fosse feito de forma responsável, até agora continuamos na mesma.

GENTE QUE FAZ e faz diferente na causa animal por isso merece destaque pelo trabalho em prol dos animais (principalmente “cães de rua” ou abandonados por seres que se dizem “humanos”). Esse é o Sérgio Honorato que diariamente pega a sua moto e sai distribuindo ração a vários grupos que existem em nossa cidade principalmente no Laguna Internacional e Praia do Gi. Sérgio, assim como outros poucos, tem essa preocupação de alimentar a quem tem fome.

RUA LUIZ SEVERINO DUARTE (curvas da Praia do Iró) desde as chuvas de maio, quando alguns postes foram derrubados com a força dos ventos, ainda permanece sem iluminação em boa parte da via. Quem acorda cedo e necessita trabalhar sabe que o local oferece um risco diário. A rua também já foi alvo de ladrões que retiraram a fiação para venda do cobre. Dois meses se passaram e até agora nenhum sinal que o problema vai ser resolvido.

Sempre ligamos cobramos reclamamos nossos direitos claro mais também muitas vezes esquecemos de agradecer! Hoje, venho por meio deste agradecer às meninas do Centro de Especialidades Odontológicas de Laguna pelo excelente trabalho e um atendimento muito especial. Obrigada à todas as meninas que trabalham com amor e carinho. Parabéns.

— A OPINIÃO é de Meri Cristina da Rosa, foi postada em uma rede social, e nós registramos acima. 

188 ANOS DA IMPRENSA CATARINENSE são comemorados em 28 de julho, data em que circulou o primeiro jornal da história do estado, editado pelo militar e político Jerônimo Francisco Coelho, natural de Laguna. Por ser berço do fundador da imprensa, a cidade juliana sediará solenidade na praça que leva o nome do pioneiro jornalista no dia 30, destacando a importância da figura do lagunense para a história da comunicação e da Maçonaria – da qual também é precursor.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

NA PRAÇA DA MATRIZ o segundo canteiro foi finalizado (foto). Novamente a prefeitura, através da Fundação Irmã Vera e sua equipe da frente de trabalho estava dando uma “repaginada” na Praça Vidal Ramos. Conforme o presidente da fundação, Valmor Packer, ainda está previsto mais um, finalizando essa etapa de paisagismo….

… Concordo com a PML, onde diz que “o colorido das flores está trazendo mais ‘vida’ para a praça Vidal Ramos, popularmente conhecida como praça da Matriz”. Porém, não concordo com o Iphan com a determinação da retirada do gradil após um período de fase de crescimento das plantas e flores. Se retiradas certamente com o tempo vão acabar como tantas outras.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A BOLA VOLTOU A ROLAR no Módulo Esportivo, denominado João Batista Wendhausen Moraes (Campo do Laguna Esporte Clube/LEC como ficou conhecido após a participação em campeonatos da equipe lagunense no ano de 1982). Com a construção iniciada em 1980, o espaço foi concebido para abrigar diversas práticas desportivas, mas foi o futebol que o tornou conhecido. Passar e ver crianças, jovens e também adultos novamente no espaço é gratificante. Vamos esperar que em breve, mais e mais melhorias possam ser feitas resgatando o nosso Estádio Municipal.

ENTRE HOJE, 26, E AMANHÃ, 27, a cidade será invadida por motociclistas de todo o Brasil que virão para curtir a 8ª edição do Moto Laguna de Inverno. O Laguna Tourist Hotel será mais uma vez o palco desse encontro que traz os amantes das duas rodas de todas as regiões”. Eventos são sempre bem-vindos à nossa cidade.

SOU AMIGO DE LAGUNA. Aniversário da cidade vai ter entrega do certificado “Amigo de Laguna” em evento que acontece na próxima segunda-feira, 29, às 14h, data em que Laguna completa 343 anos. O governo municipal escolheu diversas mais 150 entidades e personalidades do município, e entre eles, meu nome foi selecionado para receber esse carinho…

…Evento irá ocorrer na Praça Paulo Carneiro, em seguida terá corte do bolo e apresentação musical. Secretário de Turismo, Evandro Carneiro, salienta que a proposta é valorizar os lagunenses, pois eles também fazem parte da história. “Uma forma de agradecer pela dedicação à cidade”. Estarei lá certamente para receber esse certificado, doa a quem doer.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

ELVIS PALMA, 54 anos, é formado em administração de empresas, funcionário público estadual, fotógrafo e comentarista do Jornal da Manhã da Rádio Difusora de Laguna.


As informações e opiniões expressas neste texto, são de total responsabilidade do seu autor.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next