Previous
Next

Pesquisadores recolhem boto morto encontrado em praia

Um boto da espécie Tursiops truncatus foi localizado morto por banhistas na Praia do Itapirubá, balneário localizado entre as cidades de Laguna e Imbituba. O recolhimento foi feito na semana passada, mas só foi divulgado neste sábado, 27.

Conforme o professor da Udesc, Pedro Castilhos, coordenador do projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc), em Laguna, o animal estava em estado de decomposição quando foi retirado da areia pela equipe do órgão, provocando a perda de “algumas informações importantes para identificar o indivíduo (nadadeira dorsal e coloração)”. “Assim como compromete a visualização de marcas externas de rede ou coisa parecida”, completa.

As análises que foram feitas, indicam que o animal seria um indivíduo adulto, por conta de sua dentição e tamanho. “Coletamos o que foi possível em especial para genética”, diz Castilhos. Não foi possível determinar se o boto encontrado pertence à população do Molhes da Barra, em Laguna.

Instituto cria plano de conservação para espécie

Recentemente, os botos-pescadores de Laguna se tornaram personagens de um plano de conservação de espécie elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), apresentado na última quinta-feira, 25, às entidades envolvidas com a preservação do botos locais.

O IMA informou que na reunião foi montada a matriz de operação, com planejamento estratégico para a conservação dos botos, incluindo: o fortalecimento da fiscalização e integração dos órgãos; envolvimento da comunidade local na conservação dos botos-pescadores por meio de atividades educativas em escolas no município e na inclusão da temática nas atividades de educação ambiental do IMA.

Também fazem parte do plano, o monitoramento e avaliação da causa morte dos botos; avaliação da prevalência de doenças de pele na população; e garantia da manutenção do monitoramento da população em longo prazo, entre outras.

De acordo com o órgão, será revista agora a matriz de planejamento e após consolidação das etapas, o documento deve ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), que fará sua publicação em portaria. A partir deste último caso são efetivadas as ações.

O que fazer quando encontrar um animal marinho

Caso algum animal marinho vivo ou morto seja encontrado, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341. O acionamento permite o deslocamento de uma equipe de veterinários e pesquisadores ao local para resgate dos espécimes.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

A iniciativa tem objetivo de avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Dividido em 15 trechos, o PMP-BS abrange a faixa marítima de Laguna até Saquarema (RJ). O primeiro trecho, de monitoramento, entre Laguna e Imbituba e o segundo, de reabilitação e necropsia, entre Imbituba e Governador Celso Ramos, têm a coordenação da Udesc.