Videoconferência une Laguna e Itália para apresentar projeto ‘Uma rosa por Anita’

Divulgação/Comunicazione Museo Renzi

Historicamente conhecida como a terra natal da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, Laguna recebe no próximo dia 02 de agosto (sexta-feira), às 13h, uma videoconferência internacional que unirá o município às cidades italianas, que fazem parte das comemorações do bicentenário da lagunense. O encontro integra o projeto ‘Due mundi e una rosa per Anita‘ (Dois mundos e uma rosa por Anita, em português).

A iniciativa, em Laguna, tem a promoção do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e governo municipal e conta sua programação com apresentações de produções audiovisuais e explicações sobre o projeto, que terá seu ápice em 2021, quando se comemoram os 200 anos de nascimento.

“Daqui para a frente serão praticados diversos atos rumo ao bicentenário”, frisa o escritor Adílcio Cadorin, entusiasta da história de Anita Garibaldi e um dos nomes que está à frente das comemorações em solo brasileiro. A videoconferência deve contar com a presença de autoridades de outras cidades da Amurel. “Vamos apresentar a programação do plantio da rosa em Laguna e as comemorações do dia 30 de agosto”, resume a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Mirella Honorato.

Comemorações dos 200 anos iniciam em agosto

As homenagens dos 200 anos em Laguna vão ser iniciadas a partir do dia 30 de agosto deste ano, com a entrega da revitalização da casa histórica (ao lado da igreja matriz), onde a heroína teria se vestido para o primeiro casamento em 1835. Exemplares da rosa de Anita devem ser plantadas no jardim da residência.

Para o dia 31, segundo Mirella, “a FLC, junto com o Instituto CulturAnita está preparando um belo espetáculo: ‘Vida e Morte de Anita’, com encenações. Será uma versão reduzida da ‘Tomada de Laguna'”. Em 2019, são comemorados 198 anos do nascimento da heroína.

Programação da videoconferência

  • Encontro na sala de vereança do Museu Histórico Anita Garibaldi (sede do encontro);
  • Projeção do vídeo ‘Anita è il tuo nome‘, de Maria Gabiella Conti e direção de Stefano Caranti (Itália);
  • Leitura do texto ‘Giulio Pantoli e la rosa Anita Garibaldii’;
  • Saudações do prefeito Quintino Sabattini, da cidade italiana Sogliano al Rubicone;
  • Saudações da doutora Fiamma Lenzi, da região Emília-Romagna, Itália;
  • Saudações do prefeito Mauro Candemil, de Laguna;
  • Saudações dos prefeitos e autoridades presentes na videoconferência brasileiros e italianos;
  • Saudações dos diretores de museus e institutos envolvidos: Michele Benvenuti, Andrea Antonioli e Adílcio Cadorin;
  • Apresentação de slide ‘Agosto 1849: Giuseppe Garibaldi in fuga nelle terre di Romagna‘, por Mirtide Gavelli, do Museo Civico del Risorgimnto di Bologna, da Itália;
  • Confraternização entre os convidados.

Previous
Next