Associação começa projeto de aulas de surfe para crianças e adolescentes

De maneira experimental, a Associação de Surf de Laguna (ASL) deu início, na manhã desta segunda-feira, 22, ao projeto de oferecimento de aulas gratuitas para crianças e adolescentes, em sua sede, no Mar Grosso. No primeiro momento, segundo a entidade, o programa será destinado à faixa etária entre oito e 14 anos.

“O intuito do projeto é ensinar esse esporte pra todos e a importância dele para todas as crianças, buscando novos talentos no surfe e também valorizando a prática física”, comenta o presidente da ASL, Maurílio Kfouri Neto. A associação selecionou algumas crianças que já tem seu próprio equipamento, para que pudessem participar dessa fase de avaliações iniciais.

Os alunos vão ser instruídos pelo professor de Educação Física, Eduardo Guedes, que é conhecido no meio esportivo como ‘Duda’. Com mais de 40 anos de experiência no esporte, o educador acredita que o projeto é uma forma de reduzir os efeitos do sedentarismo na juventude. “Hoje é só  celular, computador, internet. Essa geração tem alimentação não saudável. Queremos trabalhar isso através do surfe, questão da alimentação e consciência corporal. É um trabalho que quer usar o tempo ocioso das crianças para praticar a atividade física”, frisa.

As aulas da fase experimental acontecem toda segunda-feira, pela manhã, e a partir destes resultados não estão descartadas a abertura de inscrições. “Estamos trabalhando para que, no máximo de um a dois meses, abram as novas turmas com equipamentos da associação”, complementa Neto.

Guedes prevê que o projeto possa ser ampliado, atingindo a faixa escolar do município, inclusive com a possibilidade de aulas envolvendo a inclusão social também. “Esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa, não só das crianças. Traz saúde, benefícios, longevidade”, pontua o surfista e instrutor.

Foto: Divulgação/ASL

Notícias relacionadas